“A Globo não tem nada a temer”, declara Alexandre Garcia em resposta a Lula em editorial histórico do “Jornal Nacional”


(Foro: Reprodução/Globo)
(Foro: Reprodução/Globo)
(Foro: Reprodução/Globo)

A Globo recebeu na noite desta sexta-feira uma carta dos advogados do ex-presidente Lula que solicitava um direito de resposta à reportagem exibida na quinta-feira (10) sobre uma entrevista dos promotores de São Paulo, que detalhavam uma série de denúncias contra o ex-presidente.

Na carta, os advogados comentaram que nem Lula nem sua assessoria de imprensa foram procurados pelo canal para oferecer resposta às acusações dos promotores, o que foi devidamente esclarecido pelos âncoras Alexandre Garcia e Sandra Annemberg, como você pode ler abaixo ou assistir o vídeo no final desta matéria.

“Em e-mail enviado às 17h33, um jornalista da TV Globo pediu ao Instituto Lula nota comentando a denúncia oferecida pelo Ministério Público contra o ex-presidente Lula, no caso Bancoop.

Às 19h14, nosso jornalista recebeu de José Crispiniano, assessor de imprensa do Instituto Lula, uma mensagem sem nenhum outro comentário senão um link para a página do Instituto Lula com uma nota sobre as denúncias dos promotores.

Como é praxe, a resposta do Instituto Lula foi enviada para todos os responsáveis por noticiários da TV Globo, GloboNews e G1. Não faz sentido que todos os telejornais peçam ao Instituto Lula a mesma nota várias vezes.

Veja também

A resposta do Instituto Lula foi divulgada na íntegra no Jornal Nacional. O Instituto Lula só respondeu nosso e-mail uma hora e 41 minutos depois da solicitação. Por esse motivo, antes mesmo de recebermos a sua resposta, e para dar amplo espaço de defesa ao ex-presidente, a TV Globo decidiu também pedir aos advogados de Lula, os mesmos que agora pedem direito de resposta, uma nota sobre as denúncias dos promotores.

Foi às 19h07. No e-mail, o jornalista pedia à assessoria de imprensa dos advogados que detalhassem o pedido de prisão do ex-presidente e pedia a posição deles sobre o assunto.

A resposta chegou à redação às 20h25, 15 minutos antes do início do jornal. Foi enviada pela assessora de imprensa Luiza Gorgatti, e no espaço para assunto, dizia: Nota – Teixeira, Martins & Advogados.

Esta nota foi divulgada no Jornal Nacional praticamente na íntegra, lida por William Bonner e Renata Vasconcellos, apenas com adaptações para transformá-la em texto jornalístico.”

Na carta enviada à Globo, os advogados terminam dizendo que: “As informações sobre o patrimônio do Lula – verdadeiras, fidedignas, documentadas – sempre estiveram à disposição do Ministério Público e da imprensa, inclusive da Rede Globo.

Ao fim do editorial do jornal, com todos os fatos já devidamente esclarecidos ao público, Alexandre Garcia o conclui com chave de ouro:


“A emissora não é parte nas investigações a que está sujeito o ex-presidente. Cumpre apenas a sua missão de informar o povo. Respaldada pela Constituição, continuará a fazê-lo, com serenidade, e sem nada a temer.”

🚨 Record coloca GLOBAL no lugar de Faro + Davi roubado + Câncer no cérebro de Ana Maria exposto    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA