“A Regra do Jogo” tem cenários 360 graus e formato de reality show; entenda


Zé Maria (Tony Ramos) vendendo quadros (Foto: Globo/João Cotta)
Zé Maria (Tony Ramos) vendendo quadros (Foto: Globo/João Cotta)
Zé Maria (Tony Ramos) será fugitivo da polícia em “A Regra do Jogo”; novela terá cenários 360 graus
(Foto: Globo/João Cotta)

Há dois anos se estuda o desenvolvimento de um método novo de gravar novela, com a colaboração de diferentes áreas da Globo. A ideia é que o público não ficasse mais de “fora”, que a dramaturgia se aproximasse dos realities shows na forma de captar as imagens e chegar ao telespectador. Tudo para que o público sinta que aquilo que está sendo visto pode ser real.  Foi então criada a “Caixa Cênica”, que são os cenários 360 graus, com a boca de cena fechada e uma logística que permite gravar uma novela na velocidade em que ela acontece. Com isso, “A Regra do Jogo” terá cenas com formato bem parecido com as de reality show.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

“Atualmente há duas maneiras de gravar dramaturgia no mundo. Pode ser como no cinema, sem boca de cena e feito com duas câmeras e lentes fixas. Mas isso faz com que as cenas demorem para serem feitas. O método mais rápido é o de multicâmeras, com a boca de cena aberta”, esclarece a diretora de “A Regra do Jogo”, Amora Mautner.  A “Caixa Cênica” é uma terceira e inédita opção. Cenários fechados e adaptados para permitir que câmeras sejam integradas a eles. São mais câmeras em ação, posicionadas em diferentes e inusitados pontos do set. Há câmeras atrás de espelhos, colunas, janelas. Outras são escondidas, nem mesmo o ator em cena sabe onde está. Há ainda duas robôs, instaladas em pontos estratégicos, operadas por um profissional que fica fora do cenário. Claro, essa maneira nova de gravar não dispensa o profissional, que também está dentro do estúdio. Aliás, sobre isso também há novidade. Após meses de treinamentos e testes, oito profissionais que atuam como operadores de câmera; colocaram em prática o “Movi”, uma junção entre equipamento e know-how que, resumidamente, dá mais liberdade e estabilidade aos profissionais.

Amora Mautner (Foto: Globo/João Miguel Júnior)
Amora Mautner na coletiva de imprensa de “A Regra do Jogo”
(Foto: Globo/João Miguel Júnior)

Depois de pronta, a Caixa Cênica traz como resultado uma redução considerável no tempo de gravação e uma organicidade especial que faz a diferença no final das contas. Isso tudo com um tipo de iluminação especial, que lança mão de grandes quimeras espalhadas pelos cenários. Além de um cabeamento feito para ser integrado ao set. A edição das cenas acontece quase em tempo real, a exemplo do formato usado em Fórmula 1. O diretor escolhe o que tem de melhor para ajudar a contar a história. É um processo ágil e inovador.

Foram anos de trabalho, estudo, testes e treinamento dentro do estúdio para fazer a Caixa Cênica se tornar realidade. E a cenografia não trabalhou sozinha. Segundo o cenógrafo, João Irênio, o grande ganho deste projeto foi a comunicação maior com outros departamentos. Todos andaram integrados: engenharia, elétrica, direção, produção, cenografia… Isso ajudou a driblar desafios como o cabeamento e a iluminação. “Começamos a trabalhar muito mais cedo. Eu estou neste projeto desde o final do ano passado”, relata João Irênio.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Veja também

🚨 "Revolta" de Serginho Groisman por causa de Davi + Global dá calote em garoto de progr@m# + Eliana nas manhãs da Globo     

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA