A aula de talento e humildade de Lima Duarte


Lima Duarte como "Viriato" em "Desejo Proibido" (Foto: Reprodução / Globo)
lima-duarte-como-viriato-em-desejo-proibido-1337200773007_1920x1080
“A dona de casa se emocionou sem precisar ouvir uma palavra sequer daquele grupo de atores.”

Este fato aconteceu em 1973, quando era exibida a novela “O Bem Amado”, que foi uma das melhores teledramaturgias que a Globo já exibiu.

Uma novela das 22h, que não tinha tido sucesso por conta do péssimo texto, tinha sido dirigida por Lima Duarte, mas a direção de Lima Duarte não pode fazer algo pelo péssimo argumento e texto da novela. Estava para ser renovado o contrato de Lima Duarte. Para renovar, a Globo ofereceu a ele um papel na novela “O Bem Amado”. Era um papel de sexto nível, quase um figurante que às vezes falava. O papel era do capitão Zeca Diabo, que era um conhecido matador da região que raramente abria a boca e passava ao longe no cenário.

O grande Lima Duarte, que já tinha sido o grande diretor de uma das maiores novelas da TV brasileira, que foi Beto Rockfeller, aceitou o papel e renovou contrato com a emissora global. Lima dispensou o figurino da Globo e foi até uma rua em São Paulo especializada em roupas usadas. Com seu dinheiro, comprou um chapéu de palha velho, botas bem velhas, uma calça quase rasgada e um casaco de frio desgastado. E, assim, criou o personagem.

O começo das entradas de Lima Duarte no papel do capitão foram de grande sucesso, visto que ele, apenas caminhando ao lado de seu cavalo e olhando as pessoas, acabava assustando-as. O povo de casa passou a esperar todo capítulo que o capitão desse sua entrada. O autor da novela, então, viu, diante da interpretação do ator, que era um crime deixar Lima Duarte sem falas, e passou a lhe dar cada dia mais falas. Foi dessa forma que o capitão foi tomando espaço de cena e sendo um grande personagem na novela da emissora.

Recentemente, na novela “Caminho das Índias”, uma das mais emocionantes cenas da TV aconteceu entre Lima Duarte, Laura Cardoso e Tony Ramos. A cena, pasmem, leitores, não tinha fala. Era o momento de reconhecimento de paternidade de Lima Duarte, que era pai de Tony Ramos na trama. Lima, Laura e Tony, sem uma fala sequer, apenas em olhares e diálogo de olhares, aliás, o primeiro diálogo de olhares de uma novela, durante alguns minutos, fizeram valer a novela inteira. A dona de casa se emocionou sem precisar ouvir uma palavra sequer daquele grupo de atores. Nem preciso dizer que nenhum deles é da nova geração de atores, pois todos eram da TV Tupi e começaram na TV Tupi.

Veja também

Ainda acreditamos que possam existir atores iguais a esses referidos a cima, bastando, para isso se comprovar, que as emissoras tenham textos que deem valor ao sentimento e não ao sexo e às sacanagens; Que deem chance às atrizes de teatro que existem no Brasil e não às menininhas bonitas e maneirosas que tenham amizades aqui e acolá com autores e diretores. A Record teve essa chance e jogou na lata de lixo.

Quem sabe a dona Iris, no SBT, conquiste mais espaço e entre de novo em novelas adultas, dessa vez com mais experiência pelo sucesso alcançado com as novelas juvenis.

Texto: James Akel

🚨 Ana Maria REJEITA Davi na Globo e detona o que pensa + Adeus de Mion em canal e Fernanda DESMASCARADA    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

TV Foco News traz para você as últimas notícias do mundo da tv.Siga também: @tvfococolunistaAs opiniões dos colunistas apresentadas aqui, obrigatoriamente não expressam as do Tv Foco, sendo de inteira responsabilidade do escritor.