“Império” poderia ser mais densa e dourada


Logo de Império (Foto: Reprodução/Globo)
Saiba tudo o que vai acontecer em "Império"!
“A novela é ágil, com belos ganchos, bem dirigida, mas não pode parar no amadorismo da massa.”

Uma novela deve ter “silhueta”, e “Império” contém. Uma novela, todavia, não vive somente desse requisito. Tudo bem, a proposta tem fermento com várias massas para serem batidas e assadas no óleo quente. A teledramaturgia, entretanto, vive de segredos, emoções e capítulos.

A novela é o relato diário de acontecimentos, realizações, frustrações, traições, conquistas, desejos, maldades, mortes, humor, romances, reviravoltas e casamentos, que varia de núcleo para núcleo. É nessa linha de pensamento que coloco-me a pensar para comentar sobre a novela das 21h. Sinto-me com extremas saudades dos primeiros capítulos de “Império”, mas sei que a novela tem chances de “virar o jogo”, mesmo já tendo-se passado mais de dez capítulos. O capítulo do dia 11/08 até agora não “encheu linguiça” no decorrer do episódio, porém criou cenas fora de contexto que não contribuíram para a história. Nem uma secundária grávida. Foi exibido um personagem tomando sorvete, um homem quase pelado, filho rebelde gritando por causa da mãe e um casal limpando unha e “coçando ar”. O que aconteceu foi um verdadeiro festival sem desenvoltura.

Aproveitando essa crítica, temos de registrar também que a tal vilã “Cora” virou estátua humana nesta segunda fase. Apesar de algumas cenas brilhantes, a coitada está mais para cobra morta do que viva. Sinceramente, não consigo compreender os motivos de os vilões não matarem mais. Por que serem mais um “pau mandado” do que grandes vilões? Deveria existir mais uma divisão entre falsidade, crueldade e campo de batalha. Vilão não pode ser jardineiro.

Agora quando se trata de Maria Marta, deve-se ressaltar que ela está sem função significativa na trama. Ah, coitada… Só sabe catar e colocar lágrimas por causa de um casamento de fachada que parece ser por grana, mas, no fundo, está vivo por causa da esperança da esposo. Afinal, tudo pela família, mas queremos mais.

O personagem Téo não faz nada além de digitar no blog. Onde está a vida social dos blogueiros? SOS. Xana é a melhor de todas, mas está sem segredos, o passado da moça não está centralizado, não tem pista e foco menos ainda. Tudo bem que ela é uma defensora da comunidade, mas é só isso? 

Veja também

E os filhos do comendador? Zé um, zé dois e Maria 2 (que é boazinha) e nenhum deles é muito atraente. Os três só falam e falam do tal império. Legal, bom, interessante. Mas e daí? É certo que Maria Clara e João Lucas contêm outros ingredientes. Agora resta-nos esperar para podermos entender. Falta ao personagem de Caio Blat mais travessões, visto que só aparece para reclamar que Maria Clara é a filha queridinha do comendador.

É muita vela para um milionário. Sim, a tal ganância existe, mas poderia ser somada à uma tal justiça ou vingança. Um jogo da velha mais elaborado. É preciso esquentar o jogo. Félix, de “Amor à Vida” era rejeitado, mas tentava mudar essa situação.  Uma sugestão para nova novela das 21h seria criar um conflito denso entre dois vilões. 

A novela não é chata e nem se prende às enrolações tradicionais às quais os outros teledramas se agarram. É ágil, com belos ganchos, bem dirigida, mas não pode parar no amadorismo da massa. A colheita precisa dar mais fruto. O tempo não para.

post do leitor

 

Texto escrito pelo leitor Gerson Limoeiro.

🚨 Escândalo de Mani e Davi acaba com gravação na Globo + Leonardo se mete em chifre de Belo    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

TV Foco News traz para você as últimas notícias do mundo da tv.Siga também: @tvfococolunistaAs opiniões dos colunistas apresentadas aqui, obrigatoriamente não expressam as do Tv Foco, sendo de inteira responsabilidade do escritor.