“Lembra Dessa?” “Casa dos Artistas” estreia no SBT em 2001 – Programa foi o primeiro reality do gênero no Brasil


Reality rendeu a maior audiência da história da emissora
Reality rendeu a maior audiência da história da emissora
Reality rendeu a maior audiência da história da emissora

Hoje os reality shows são “tendência” na televisão brasileira, e sinônimo de boa audiência para as emissoras. Atualmente, temos os tradicionais “Big Brother Brasil” na Globo, e “A Fazenda” na Record. O que muita gente pode não saber, é que o responsável por trazer pela primeira vez este gênero de reality ao Brasil foi o SBT.

Em 2001, Silvio Santos surpreendeu à todos ao aprovar e colocar um novo projeto no ar, um reality onde deixava 12 famosos confinados em uma casa vigiada 24 horas por dia, batizado de “Casa dos Artistas”. O projeto chegou realmente como uma inovação na TV brasileira, e de cara já caiu no gosto do público. Bárbara Paz, Supla, Mari Alexandre, Patrícia Coelho, Alexandre Frota, Mateus Carrieri, Taiguara Nazareth, Nana Gouvêa, Núbia Oliver, Marco Mastronelli, Leandro Lehart e Alessandra Scatena, aceitaram o convite da emissora e decidiram fazer parte do projeto.

A data foi 28 de outubro de 2001, naquele domingo a noite, ia ao ar no SBT, o primeiro reality de confinamento do Brasil, apresentado pelo próprio Silvio Santos. Antes da estreia, ninguém poderia imaginar que a atração conseguiria atingir tamanho sucesso, mas no dia seguinte já foi possível se ter ideia. O programa estreou com 31 pontos, alcançando a liderança e vencendo o até então “imbatível” “Fantástico” da Globo. Na época, cada ponto equivalia a cerca de 80 mil televisores sintonizados na Grande São Paulo.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=a_OorAer0Ns[/youtube]

Com brigas, romances, humor e cenas quentes, o programa foi caindo cada vez mais no gosto do público e acumulando cada vez mais audiência. Com as eliminações que aconteciam à cada semana, aonde o público ligava para Silvio Santos ao vivo e dava seu voto, o reality foi se afunilando, até restar apenas cinco participantes no dia 16 de dezembro de 2001. Chegava o dia da grande final, e a expectativa em torno de quem seria o vencedor era grande. O romance do casal Supla e Bárbara Paz os fortaleceram no jogo. Ganharam a simpatia do público, e também o primeiro e o segundo lugar no programa, com a vitória de Bárbara, que levou o prêmio de R$ 300 mil reais.

Veja também

Na final, o SBT registou incríveis 47 pontos de média e 55 de pico, contra apenas 18 da Globo. Estava selado o sucesso do reality, e também a maior audiência da história da emissora.

O fim

Com o sucesso da primeira temporada, o SBT produziu a “Casa dos Artistas 2”, em fevereiro de 2002. Assim continuou até 18 de outubro de 2004, quando exibiu a final da quarta temporada do reality, que decretaria o fim do programa.

Desde a segunda temporada, o SBT era acusado e processado pela Globo por plágio. Até mesmo pelo sucesso do reality do concorrente, a emissora carioca decidiu comprar um formato semelhante da produtora Endemol e criar o “Big Brother Brasil”. Com receio de receber novos processos, a emissora de Silvio Santo optou por cancelar o reality.

Quase dez anos se passaram desde o fim da “Casa dos Artistas”. De lá pra cá, o SBT não produziu nenhum outro reality semelhante. A emissora carrega com o orgulho até o hoje, a proeza de ter sido o primeiro canal a produzir um reality do gênero aqui no Brasil. Muito tempo já se passou e a pergunta continua: Será que um dia o SBT irá se superar novamente e alcançar o mesmo sucesso que obteve com a “Casa dos Artistas”?

🚨 Para derrubar Juliette? Bacci dá notícia absurda de Davi + TV expõe dossiê chocante contra Mani    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.