“Ligado na TV”: por que a Globo continua sendo a melhor opção?


Globo segue líder na preferência do público
Globo segue líder na preferência do público
Globo segue líder na preferência do público

* Primeiramente, sejam bem-vindos a primeira edição da coluna “Ligado na TV”, nova coluna semanal do TV Foco.

Ao assistirmos as programações das quatro maiores emissoras de TV abertas do Brasil, notamos o que se evidencia na tela. Enquanto que há uma com maior enfoque e até certo ponto melhor qualidade em jornalismo (Record), outra se destaca com humorísticos (Band), outra com seus clássicos programas de auditório (SBT), e tem uma que vem sendo denominada há anos de a “emissora das novelas” (Globo).

Sim, sobre essa denominação, não há como negarem, nem os números grandiosos de exportações e nem as premiações internacionais os permitem. A Globo produz as melhores novelas entre as emissoras brasileiras e até mesmo as estrangeiras, todavia, ela não merece ser chamada apenas de a “emissora das novelas”, pois ao contrário de suas concorrentes, sejam diretas ou indiretas, ela ainda é a emissora mais completa.

A emissora dos Marinhos não se sobressai apenas com sua teledramaturgia. Do jornalismo ao entretenimento em geral – com graus elevados de exclusividade, inovação e qualidade – a velha senhora tem uma base de programação muito forte. Não que isso não tenha mudado de panorama com o passar dos tempos, houve certo enfraquecimento qualitativo sim, mas tal enfraquecimento ainda não permite compará-la às demais.

No que concerne aos índices de audiência, atualmente, em virtude da fuga do telespectador moderno para as novas mídias, as emissoras de TV aberta têm sido afetadas imensamente, sobretudo a Globo (com a ajuda do enfraquecimento supracitado). Esta que via facilmente há alguns anos suas produções chegarem a 50, 40, 30 pontos na audiência, hoje em dia tem de engolir a força “míseros” (para seus padrões) 35, 20, 10 pontos, no máximo.

Veja também

Esse distanciamento do telespectador exige que as emissoras cada vez mais planejem, produzam e levem ao ar o melhor possível. As que não cumprem tais exigências, penam.

Depois de ler até aqui, muitos devem estar discordando e criticando o colunista que vos escreve, provavelmente até o taxando de “alienado” por escrever um texto que fala bem da Globo, especialmente aqueles que se autodenominam “recordistas”, “sbtistas”, etc. Alienação significa privação ou ausência de consciência crítica, segundo os dicionários. Logo, alienados são os que se vestem com esses nomes e que se prendem a uma opção, transformando-a em paixão irracional, exemplificando: “Sou fã da Record, nada na Globo presta!”.

Encerrando o assunto no texto (opinem nos comentários), vale destacar que nunca antes a alienação foi tão dissipada, uma vez que o acesso à informação nos dias de hoje é quase que ilimitado e abrange até mesmo as classes mais populares da população. Diante disso e para finalizar, afirmo: sem qualquer grau de parcialidade, não há como negar que no geral a Globo continua sendo a melhor opção entre as emissoras de TV brasileiras.

Por: Danyllo Junior

Contato: [email protected]

As opiniões aqui retratadas não refletem necessariamente a posição do TV FOCO e são de total responsabilidade de seu idealizador.

🚨 BBB24: Separação? Davi deixa Mani de lado e ela estaria arrasada + Bia é contratada pela Globo    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Escreve artigos de opinião sobre televisão desde 2009. Enfermeiro, Mestrando da UFRN, autor de livro - Morte Gêmea - e contos, e apaixonado pelos afins da televisão. Integra a equipe do TV Foco/iG desde maio de 2013, assinando atualmente a coluna semanal ‘Ligado na TV’, na qual lança seu olhar sobre o curioso universo televisivo. (e-mail: [email protected])