É muito nítido e perceptível para todos os telespectadores mais atentos que a TV, muitas vezes, apropria-se da característica “copiadora” em virtude dos mais variados motivos. Neste mesmo sentido, Chacrinha já dizia que “na TV nada se cria, tudo se copia”. No entanto, acredito que o novo sempre surge de algum lugar.
Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram
Aqui no Brasil, a Record é a emissora mais taxada de “copiadora”. Telespectadores, imprensa, e principalmente os fanáticos das emissoras concorrentes estão constantemente caracterizando o canal da Barra Funda dessa forma. Chegam a dizer que a Record é uma “máquina de xerox” e deve ser chamada de “Recópia”.
É claro que todas as emissoras, uma vez ou outra, usam desse artifício, copiando ou, no mínimo, se inspirando em produtos alheios. Mas é bem evidente que umas usam desse artifício com mais frequência do que outras.
EDIÇÃO ANTERIOR: “Tá no Ar” surpreende por ser da Globo
Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp
De fato, a Record pena por tentar, de uns anos para cá, se tornar a emissora número um do país se baseando pela programação da emissora líder. Tal afirmação é comprovada por alguns exemplos: títulos de programas e pacotes gráfico-visuais muito semelhantes aos da Globo, contratação de profissionais globais (sobretudo atores), tendências ditadas pelos telejornais da Globo (redação ao fundo), entre muitos outros exemplos.
Veja também
Na mira de Prior, Daniel diz acreditar que não será indicado ao paredão pelo líder
Nova temporada de A Casa terá ex-participantes
Record censura “A Casa” e faz “versão crente” do formato internacional
Segundo informações, a Record estreará no próximo dia 1º de março, domingo, seu novo slogan: “Record: uma TV aberta para o novo”. Foi, sem dúvidas, a melhor escolha, por tamanha pertinência do slogan.
Diante do exposto, só ressalto o título deste texto: a Record precisa colocar em prática seu novo slogan para superar o termo “Recópia”. Afinal de contas, a emissora, que em sua história recente sempre esteve “a caminho da liderança”, não conseguirá chegar a tal feito ou perto disso se continuar sendo guiada por esse artifício mal visto e que arranha a sua credibilidade. Além disso, o ditado que fica é que “a cópia é sempre mais fraca”.
Então, Record, para o seu bem e, consequentemente, para o bem de seu telespectador, coloca o novo e pertinente slogan em prática, invista no novo, crie sua identidade!
Twitter: @JuniorDanyllo
Contato: danyllojunior@hotmail.com
As opiniões aqui retratadas não refletem necessariamente a posição do TV FOCO e são de total responsabilidade de seu idealizador.
🚨 Celso, Patrícia e Rebeca em novo programa + Domingão em 2 partes cancelado + Demissão no SBT
NOS SIGA NO INSTAGRAM
TV FOCO
📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.
@tvfocooficial
SEGUIR AGORA