“Ligado na TV”: Record precisa colocar em prática seu novo slogan para superar termo “Recópia”


Festa de lançamento da programação 2015, na qual foi anunciada o novo slogan (Foto: Divulgação)
Festa de lançamento da programação 2015, na qual foi anunciada o novo slogan (Foto: Divulgação)
Festa de lançamento da programação 2015, na qual foi anunciado o novo slogan da emissora (Foto: Divulgação/Record)

É muito nítido e perceptível para todos os telespectadores mais atentos que a TV, muitas vezes, apropria-se da característica “copiadora” em virtude dos mais variados motivos. Neste mesmo sentido, Chacrinha já dizia que “na TV nada se cria, tudo se copia”. No entanto, acredito que o novo sempre surge de algum lugar.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Aqui no Brasil, a Record é a emissora mais taxada de “copiadora”. Telespectadores, imprensa, e principalmente os fanáticos das emissoras concorrentes estão constantemente caracterizando o canal da Barra Funda dessa forma. Chegam a dizer que a Record é uma “máquina de xerox” e deve ser chamada de “Recópia”.

É claro que todas as emissoras, uma vez ou outra, usam desse artifício, copiando ou, no mínimo, se inspirando em produtos alheios. Mas é bem evidente que umas usam desse artifício com mais frequência do que outras.

EDIÇÃO ANTERIOR“Tá no Ar” surpreende por ser da Globo

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


De fato, a Record pena por tentar, de uns anos para cá, se tornar a emissora número um do país se baseando pela programação da emissora líder. Tal afirmação é comprovada por alguns exemplos: títulos de programas e pacotes gráfico-visuais muito semelhantes aos da Globo, contratação de profissionais globais (sobretudo atores), tendências ditadas pelos telejornais da Globo (redação ao fundo), entre muitos outros exemplos.

Veja também

"Esporte Espetacular" (Globo) x "Esporte Fantástico" (Record) (Foto: Divulgação)
“Esporte Espetacular” (Globo) x “Esporte Fantástico” (Record) (Foto: Divulgação/Record)

Segundo informações, a Record estreará no próximo dia 1º de março, domingo, seu novo slogan: “Record: uma TV aberta para o novo”. Foi, sem dúvidas, a melhor escolha, por tamanha pertinência do slogan.

Diante do exposto, só ressalto o título deste texto: a Record precisa colocar em prática seu novo slogan para superar o termo “Recópia”. Afinal de contas, a emissora, que em sua história recente sempre esteve “a caminho da liderança”, não conseguirá chegar a tal feito ou perto disso se continuar sendo guiada por esse artifício mal visto e que arranha a sua credibilidade. Além disso, o ditado que fica é que “a cópia é sempre mais fraca”.

Então, Record, para o seu bem e, consequentemente, para o bem de seu telespectador, coloca o novo e pertinente slogan em prática, invista no novo, crie sua identidade!

Twitter: @JuniorDanyllo

Contato: danyllojunior@hotmail.com

As opiniões aqui retratadas não refletem necessariamente a posição do TV FOCO e são de total responsabilidade de seu idealizador.

Ligado na TV - Danyllo Junior

🚨 Celso, Patrícia e Rebeca em novo programa + Domingão em 2 partes cancelado + Demissão no SBT        

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Escreve artigos de opinião sobre televisão desde 2009. Enfermeiro, Mestrando da UFRN, autor de livro - Morte Gêmea - e contos, e apaixonado pelos afins da televisão. Integra a equipe do TV Foco/iG desde maio de 2013, assinando atualmente a coluna semanal ‘Ligado na TV’, na qual lança seu olhar sobre o curioso universo televisivo. (e-mail: danyllo@otvfoco.com.br)