O caso da TV que causou prejuízo a Roberto Marinho


 

iri
“Roberto Irineu queria ser dono de uma TV, para que pudesse comandá-la”

Muitos anos atrás, quando Roberto Marinho ainda era vivo e Boni comandava a TV Globo, o filho mais velho daquele, Roberto Irineu, talvez ansioso por não poder controlar a TV já que Boni era quem comandava, decidiu partir para uma empreitada pessoal, apesar de não ter capital para isso.

Roberto Irineu queria ser dono de uma TV, para que pudesse comandá-la, e escolheu criá-la Europa ao comprar a TV Monte Carlo. O resultado da empreitada foi o maior “insucesso” da história do grupo. Durante um jantar de aniversário Roberto Marinho, em uma mesa com Antonio Carlos Magalhães, Arnaldo Niskier e um ex político carioca, contava aos amigos a sua tristeza por ter de desembolsar, na época, 150 milhões de dólares para cobrir a empreitada do filho. 

Vale esclarecer que na época, com muito menos dinheiro, Roberto Marinho poderia ter se associado à CNN, a qual estava em busca de um sócio, mas na CNN seu filho não poderia mandar. Outro detalhe é que, em uma reunião entre Roberto Marinho, Roberto Irineu e Boni, este posicionou-se contra o investimento. Talvez, e digo talvez porque não sei o que pensa Roberto Irineu, a partir desse acontecimento possa ter crescido um sentimento de ódio de Irineu por Boni. Dali para frente Roberto Irineu teve de “passar para frente” a TV e voltar a ser apenas herdeiro. Caso a compra da TV tivesse sido, de fato, concretizada, Irineu não teria suportado a comparação que seu pai sempre faria do “insucesso” da TV Monte Carlo com o sucesso da TV Globo, que era gerenciada por Boni e sua equipe.

Hoje a TV Globo tem bom lucro, mas por pura inabilidade dos concorrentes. Nunca antes foi tão fácil mudar o cenário e tirar a liderança da TV Globo; nenhuma das outras emissoras, todavia, possui equipe que possa realizar tal façanha. Esse problema enfrentado pela emissoras nada tem a ver com os diretores de programas, e sim com seus respectivos donos.

Veja também

Na TV Record, o Bispo Edir Macedo tinha bons executivos que comandavam a programação e conteúdo da emissora, até que achou que estava tudo bem e poderia continuar somente com um Bispo no comando. E a partir daí, sempre com um Bispo no comando, antes Honorilton Gonçalves e agora Marcelo Silva, a TV Record perdeu audiência e só não deixou de ser vice líder porque a administração do SBT, sob comando exclusivo de Silvio Santos, embora ele desminta isso, consegue ser pior que a administração da TV Record.

Na TV Record só vai ao ar o que os Bispos Edir Macedo e Marcelo Silva permitem. Já no SBT só vai ao ar o que Silvio Santos aprova. Coincidência ou não, as duas emissoras só deixaram de ser concorrentes da TV Globo quando os executivos comandantes passaram a ser os donos.

Texto: James Akel

🚨 Para derrubar Juliette? Bacci dá notícia absurda de Davi + TV expõe dossiê chocante contra Mani    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

TV Foco News traz para você as últimas notícias do mundo da tv.Siga também: @tvfococolunistaAs opiniões dos colunistas apresentadas aqui, obrigatoriamente não expressam as do Tv Foco, sendo de inteira responsabilidade do escritor.