Confira imagens e detalhes da nova cidade cenográfica de “Além do Tempo”, que conta com 3.500 metros quadrados


Livia (Aline Moraes), Anita (Leticia Perciles) e Rita (Daniela Fontan) (Foto: Globo/Estevam Avellar)
Livia (Aline Moraes), Anita (Leticia Perciles) e Rita (Daniela Fontan) (Foto: Globo/Estevam Avellar)
Livia (Aline Moraes), Anita (Leticia Perciles) e Rita (Daniela Fontan)
(Foto: Globo/Estevam Avellar)

A equipe de cenografia iniciou o planejamento para a nova fase da novela bem antes de a própria trama estrear. Em janeiro deste ano, a cenógrafa, Anne Bourgeois, começou a trabalhar no projeto para a cidade cenográfica que será usada apenas agora. Trata-se da fictícia Bellarosa, idealizada como se fosse um centro histórico tombado. Com uma grande rua para pedestres, tem cerca de 3.500 metros quadrados e conta com 20 prédios. Várias construções, como o bar do hotel, a agência de turismo e a loja de Zilda (Nívea Maria) têm cenários em seus interiores.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Na outra cidade cenográfica, também construída para esta nova fase, moram os personagens Massimo (Luís Melo) e Felipe (Rafael Cardoso). “É como se fosse um sítio nos arredores de Bellarosa, com características bem rurais”, explica Anne. A arquitetura das duas construções tem referência no sul do país, onde a novela é ambientada desde o começo. Os cenários em estúdio também são novos. E, ao todo, somam 41 ambientes.

Para manter unidade com a primeira fase da novela, parte do acervo de objetos está sendo usada. “Algo que desse um tom de déjà vu, mas nada exagerado. Misturei alguns objetos de decoração com os novos, criando um DNA próprio para cada espaço. O relógio da casa da condessa Vitória (Irene Ravache), por exemplo, vai voltar a aparecer em outro local”, adianta a cenógrafa.

A produtora de arte da novela, Mirica Vianna, decidiu usar alguns objetos da primeira fase misturados aos cenários atuais. Além disso, teve a ideia de criar uma vitrine com coisas antigas para a loja de Zilda (Nívea Maria). “A personagem também gosta de antiguidade. Nesta vitrine, vamos colocar um ou outro objeto que já apareceu na outra fase”, explica Mirica.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


O trabalho da equipe de produção de arte para a nova fase também começou há muito tempo. “Na viagem que fizemos para o sul por conta das primeiras gravações, garimpamos alguns objetos que só seriam usados a partir de agora. Outros foram adquiridos ou produzidos simultaneamente à fase anterior”, finaliza a produtora.

Veja também

Já para as equipes de figurino e caracterização, o foco está em manter uma ligação com a primeira fase. Não houve reaproveitamento de roupas, já que o vestuário é muito distinto de uma época para outra. A figurinista, Natalia Duran, está produzindo em torno de 30 peças por personagem. “Vai ser um figurino contemporâneo, mas que ao mesmo tempo tem a delicadeza do interior, já que BellaRosa é uma cidade pequena”, adianta.

Alguns personagens terão traços de sua personalidade mantidos em seus figurinos, mesmo com o passar do tempo. É o caso de Dorotéia (Julia Lemmertz), que sempre foi elegante e agora, embora não tenha muito poder aquisitivo, mantém um estilo próprio ao se vestir, mesmo que de forma simples. “No caso da Bianca (Flora Diegues) dos tempos atuais, ela está completamente despida de vaidade e isso se traduz em seu figurino e sua caracterização”, avalia.

A maquiagem da maioria dos personagens segue um tom suave, como foi na primeira fase, mas com um ar contemporâneo. Já os cabelos foram bem modificados, seguindo tendências atuais de corte e cor.

🚨 Luto! 3 mortes abalam toda a TV brasileira + Alta cúpula da Globo passa o facão em Huck, Mion e Ana Maria        

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.