O SBT voltou a levantar suspeitas de plágio após o lançamento de uma nova atração. Trata-se do “Jogo das Fichas”, game show que estreou no final de agosto e que vai ao ar aos domingos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O problema é que a atração tem um formato bastante semelhante ao de outro programa: o “The Wall”, da rede norte-americana NBC. No game show internacional, participantes respondem perguntas de cultura geral e concorrem a prêmios em dinheiro. A cada resposta correta, algumas bolas caem de um muro sobre casas que marcam alguns valores, que vão de zero até 1 milhão.
No “Jogo das Fichas”, a dinâmica é praticamente a mesma. A diferença é que ao invés de bolas, são fichas que caem sobre um tabuleiro vertical que indica os valores acumulados pelos participantes, que ainda rodam peões com prêmios em dinheiro.
+ SBT escala filme “especial” para combater estreia de “A Fazenda”, da Record
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Sabrina Sato não consegue mais vencer o SBT e gera preocupação na Record
De acordo com a colunista Keila Jimenez, o curioso é que a ideia de Silvio Santos de lançar o programa veio logo após uma viagem do dono do SBT ao Estados Unidos. A emissora teria tido conhecimento sobre o formato, mas desistiu de comprá-lo. A NBC já desconfia de plágio.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fim de uma Era: Cariúcha é afastada do Fofocalizando e Leo Dias expõe verdadeiro motivo ao público do SBT
● Participante do Show do Milhão queria faturar R$ 500 mil, mas jamais poderia contar com essa pergunta
● Programa Silvio Santos com Patricia Abravanel alcança 10 pontos e consolida a vice-liderança isolada
Vale dizer que esta não é a primeira vez que o SBT é acusado de algum tipo de plágio. O caso atual chega a ser parecido com o da “Casa dos Artistas”. Na época, Silvio Santos também teria negociado a compra do formato do “Big Brother”, mas desistiu. Apesar disso, pouco tempo depois, a emissora lançou “A Casa dos Artistas” (em 2001), declarando guerra à Globo, que adquiriu o formato do reality antes. A disputa se arrastou até 2010, quando a Justiça enfim considerou que “A Casa dos Artistas” tratava-se realmente de um plágio do “Big Brother”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE