Emissoras gastam quase R$ 400 milhões com investimentos na GfK
20/10/2015 às 14h30
Está saindo caro a vontade de ter uma segunda opção de instituto para medir a audiência da TV aberta no Brasil. A Record, o SBT e a RedeTV!, principais interessadas nesses dados, viabilizaram a entrada de uma nova empresa com um investimento de cerca de US$ 100 milhões.
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No total, as emissoras estão investindo R$ 400 milhões para terem a audiência e o público dos seus programas medidos pelo grupo alemão GfK. Essa será a terceira vez que o instituto que monopoliza os dados terá que enfrentar um concorrente de peso na medição de audiência.
No início dos anos 90, Silvio Santos quis pagar pra ver se os dados eram realmente verdadeiros e tentou bancar sozinho a entrada de uma nova empresa no país, a Nielsen, mas acabou desistindo por excesso de custos. Doze anos depois, ele fez outra tentativa, que deu certo.
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Foi o Datanexus, que custou cerca de R$ 4 milhões, mas durou menos de um ano. Agora, a GfK é a terceira tentativa de Silvio, que foi um dos maiores apoiadores da sua entrada no Brasil. As informações são do jornalista Ricardo Feltrin.
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