Exposição dos figurinos de “Meu Pedacinho de Chão” é aberta ao público em São Paulo


Novela alcança apenas 19 de pico
Novela alcança apenas 19 de pico
Peças da figurinista Thanara Schönardie compõem a mostra que faz parte da programação do TELAS – Festival Internacional de TV em São Paulo (Foto: Divulgação/ Globo)

A criatividade e singularidade conferidas ao figurino de ‘Meu Pedacinho de Chão’, novela das seis exibida pela Globo entre abril e agosto deste ano, assume  sua  expressão mais lúdica na exposição “Thanara Schönardie – Meu Pedacinho de Chão”, que acontece entre os dias 9 e 16 de novembro, na Praça das Artes, em São Paulo, como parte da programação do TELAS – Festival Internacional de TV.

Com produção de Jorge Farjalla, serão expostos cerca de 40 figurinos de personagens como Madame Catarina (Juliana Paes), Coronel Epa (Osmar Prado), professora Juliana (Bruna Linzmeyer), Zelão (Irandhir Santos), Ferdinando (Johnny Massaro) e Gina (Paula Barbosa), entre outros. Além dos itens habitualmente usados por eles, roupas de inverno e peças de noivas também estarão na mostra. A exposição explora o processo de criação do figurino  da novela, que tem a característica de “ressignificar” objetos atribuindo a eles novos sentidos. São materiais que, a serviço da dramaturgia, assumem a função de tecidos, adornos e viram elementos narrativos.

Em seu processo de criação, a figurinista usou elementos como vinil, látex, canudinhos, bijuterias, bexigas, talheres de plástico, pedaços de brinquedo e até rendas originais do século XVIII, destituindo-os de  sua função original para que adquirissem novo significado na composição dos personagens. As casacas dos personagens Epa (Osmar prado), Ferdinando (Johnny Massaro) e Renato (Bruno Fagundes), por exemplo, são suspensas e presas a fios, transformando-se num balão – um balão inflado pela memória.  Os sapatos de Catarina (Juliana Paes), feitos com balas e doces, são servidos em bandejas, deixando de serem sapatos e virando guloseimas.

A figurinista e o diretor de núcleo Luiz Fernando Carvalho, que esteve à frente da novela, falam ainda com o público do TELAS, no dia 12, de 18h às 20h, na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), quando serão exibidas imagens da novela. Assim como a exposição, a palestra é gratuita.

Thanara Schönardie por Luiz Fernando Carvalho, diretor de ‘Meu Pedacinho de Chão’

Veja também

Como figurinista que se compraz em descosturar e duvidar da representação oficial das vestes tida como verdade absoluta, e, assim, de toda a pretensão de vestir o mundo uniformemente, Thanara desencorajou-se de ser figurinista. Formou-se em designer, suscitando, desde sempre, cruzamentos de materiais, formas inusitadas, futuristas, mas repletas de uma nostalgia pós-moderna, promovendo uma aproximação com linhas da arquitetura contemporânea e da própria Natureza que nos cerca – como são seus arranjos de cabeça que mais se assemelham ao jardim das mil maravilhas, onde tudo se mistura e brinca, onde tudo é o velho ocidente e o novo oriente, antropofágica e lírica, misturando neste chá materiais tidos como precários, mas que através do olhar da artista, alcançam o verdadeiro significado da preciosidade, já que repletos de sonho humano.

Não saberia definir exatamente seu trabalho: Design? Arquitetura? Figurino? Artes Plásticas? Tudo se transmuta em seu mundo erguido por visualidades densamente constituídas por colagens emocionais que suas mãos laboriosas executam,  transpassando a mera nomenclatura dos suportes e do vestir, nos revelando possibilidades novas, perspectivas inusitadas, planos e transparências, estruturas, luzes; enfim, alçando nosso olhar para além da narrativa do traje ou até mesmo da leitura dos personagens. Thanara sempre me abriu caminhos.

Foram muitos os personagens que só avistei durante as provas de roupa, enquanto ela alfinetava coisas diversas, misturando o vivido com o sonhado, evocando um tempo que não existe, enquanto seus olhos, ponto a ponto, recolhiam nesta alquimia silenciosa os fragmentos do passado e do futuro, lá, neste espaço mágico e sem nome, dentro de si mesma, onde os materiais recolhidos estarão sempre em estado de transmutação; ou – se preferirem – em estado de encontros: eram plásticos, tecidos, linhas, borrachas; eram rendas, músicas e paisagens. Agora já são memórias a vestir a eterna fábula da imaginação de todos nós.

Exposição Thanara Schönardie – Meu Pedacinho de Chão
Data: 9 a 16 de novembro
Horário: 10 às 18h
Endereço: Praça das Artes – Av. São João, 281 – Centro – São Paulo

Conversa com Luiz Fernando Carvalho e Thanara Schönardie
Data: 12 de novembro
Horário: 18h às 20h
Endereço: FAAP – Rua Ceará, 84 – Higienópolis

Entrada gratuita (é necessário retirar ingressos até uma hora antes da sessão)

🚨 Atacado de gigolô e DETONADA por Ana Maria, Davi process@ sem dó + Silvia Abravanel culpa Helen Ganzarolli por fim de noivado    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.