GFK surpreende e mostra que Globo tem até 50% mais audiência que no Ibope
04/08/2016 às 21h02
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já está dando o que falar há algum tempo a instalação e o funcionamento do instituto alemão “GFK” aqui no Brasil. O concorrente do “Ibope” mostra números diferentes e que chegam a variar até 50% em relação ao rival.
Vale lembrar que a Globo não é cliente do “GFK”, pois resolveu aguardar a liberação de seus dados, mas não descarta uma adesão futura ao instituto alemão, em parceria com as outras emissoras que se dispuserem a fechar tal acordo. No entanto, o canal carioca não é apenas o que mais tem audiência em ambos os institutos, como chega a ter uma “gorda” vantagem no “GFK” em relação ao concorrente brasileiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo Ricardo Feltrin, do UOL, há diferenças em algumas faixas de horário que variam de 10% a 50%, de acordo com acompanhamento feito em tempo real por sua coluna dos dois institutos.
Na madrugada desta terça, 2, enquanto o “MasterChef” era transmitido na Band, o Ibope apontava liderança isolada para a emissora do Morumbi com 8,9 pontos, enquanto a Globo aparecia com 6,9 à 00:22 hora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na medição do GFK, no mesmo minuto, a Band estava na vice com 9,7 pontos contra 10,3 da emissora dos Marinho, o que mostra uma gritante diferença de 49,2% nos dados da Globo.
Em um outro exemplo, o colunista destaca a oscilação de 25% a mais no GFK para a Globo no horário do “Vídeo Show”: de 9,4 pontos para 11,8 às 14:23 horas, na última segunda-feira.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Com corte no Domingão e reforço de 90M no Palmeiras, Huck e Poliana humilham Record: Audiências 24/11
● Renata Fan fura Neto com quentinha sobre demissão de Dorival Jr e faz rival passar vexame: Audiências 21/11
● Renata Fan entrega quentinha sobre saída de craque de R$ 66M no Corinthians e humilha Neto: Audiências 18/11
Outras emissoras também se mostram mais assistidas, de acordo com medições do instituto alemão. São elas, segundo Feltrin: SBT e RedeTV!, que chega a ter o dobro de audiência do que o medido pelo Ibope no mesmo horário.
Há duas hipóteses para os institutos não “falarem a mesma língua”: suas metodologias, que são diferentes ou o fato de o GFK medir 150 domicílios a mais que o seu concorrente na Grande São Paulo.
Os bispos da Record devem estar decepcionados com o tanto que investiram no GFK, que mostra apenas a Globo ainda mais assistida e as outras concorrentes crescendo mais do que ela.