No GfK, TVs abertas tem mais público do que no Ibope, e distância entre Globo e Record é menor; veja diferenças

19/10/2015 às 15h15

Por: Vitor
Imagem PreCarregada
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

TVs abertas tem mais audiência no GfK (Foto: Divulgação)

Até agora, nenhum dado sobre audiência das emissoras de TV medido pelo instituto alemão GfK vazou, no entanto, pelas primeiras informações que se tem sobre o trabalho da empresa no Brasil, os dados divulgados pelo Ibope estão em xeque. É o que informa o jornalista Ricardo Feltrin.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na noite desta segunda-feira (19), o GfK se apresenta ao mercado publicitário em evento realizado em São Paulo. Parece pouca coisa, porém, a chegada do instituto alemão no país já “chacoalha” o universo das emissoras de televisão e do mundo publicitário.

De acordo com as primeiras informações obtidas pelo jornalista Ricardo Feltrin mediante fontes que não podem ser identificadas, e que tiveram acesso a alguns dados do GfK, mostra diferenças em relação aos números do Ibope. As conclusões a seguir são iniciais, baseadas nos primeiros lotes de dados e ainda podem mudar:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

GfK vê mais TVs ligadas que Ibope: Enquanto o Ibope vê algo em torno de 32% e 34% de aparelhos de TV ligados na média das 24 horas, em todo o Brasil, o GfK estaria registrando um número 10% maior. Até parece pouco, mas não é: qualquer variação de TVs ligadas nas faixas horárias pode acabar influenciando uma agência ou anunciante a veicular ou não sua marca em determinado horário.

GfK  vê menos TV paga ligada que o Ibope: Nos números de agosto e setembro, o Ibope apontou que a TV paga (a soma de todos os canais pagos, excluídos os canais abertos que também são exibidos na TV paga) no país registrou uma média na casa dos 8.7 pontos na média das 24 horas. Cada ponto vale a 233 mil domicílios no PNT, segundo o Ibope.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já o instituto alemão GfK, até o momento estaria vendo esse índice um pouco menor, também em torno de 10% a menos que os do Ibope, de acordo com os dados iniciais.

Atualmente a soma da TV paga é o segundo maior ibope da TV brasileira na média das 24 horas, ficando atrás apenas da Globo.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

TVs abertas têm mais público do que Ibope diz: Conforme informado no mês passado, SBT e Record tem mais audiência no GfK.

Ainda de acordo com Feltrin, os primeiros dados mostram que, não só essas duas, mas Globo – que segue na liderança – também tem um pouco mais de audiência do que o Ibope diz. Porém , pelo GfK, a diferença entre Globo e Record, por exemplo, é menor do que a que se tem atualmente. A “diferença” entre entre as emissoras, pelas duas medições, são pequenas, mas relevantes.

audiência
Audiência da Televisão
Audiência da TV
gfk
Globo
Ibope
ibope da tv
instituto GfK
noticias da tv
Record
SBT

Autor(a):

Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.