Por causa de comentários de Datena, Band é condenada e sofrerá com mudanças em sua grade; confira!


José Luiz Datena (Foto: Reprodução)
band ateus datena justiça
José Luiz Datena. (Foto: Divulgação)

Recentemente, a Band assinou um termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público Federal. A emissora se compromete a exibir 72 vezes um vídeo produzido pelo MPF.

O vídeo tem como objetivo conscientizar a população sobre a laicidade do Estado brasileiro. A decisão foi tomada após um processo ser aberto pelos procuradores contra a emissora, que exibiu declarações insanas e preconceituosas de José Luiz Datena, apresentador do ‘‘Brasil Urgente’’.

Em seu programa, o contratado da Band ofendeu ateus. O acordo com a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão determina que a Band exiba até o dia 1º de novembro uma campanha sobre a diversidade de crenças no Brasil, incluindo o ateísmo.

Durante 40 segundos, o vídeo ressalta que o Brasil não tem uma religião oficial, o que garante a liberdade de todos para escolher entre ter ou não ter uma religião.

A campanha será veiculada 72 vezes durante a programação do canal. O material vai ao ar durante os intervalos dos programas ‘‘Brasil Urgente’’ e ‘‘Jornal da Band’’, de segunda a sábado, entre 16h15 e 20h20, e do ‘‘Canal Livre’’, entre 00h15 e 01h15, de domingo para segunda.

Veja também

Confira o material que será exibido:

José Luiz Datena relaciona crime bárbaro à ‘‘ausência de Deus’’

Em 2010, Datena e Márcio Campos, repórter, relacionaram o crime de fuzilamento de um jovem à “ausência de Deus”. Durante 50 minutos, o apresentador insistiu na ideia de que apenas quem não acreditava em Deus poderia cometer crimes bárbaros.

‘‘Porque o sujeito que é ateu, na minha modesta opinião, não tem limites, é por isso que a gente vê esses crimes aí’’, afirmou ele, que continuou: ‘‘É por isso que o mundo está essa porcaria. Guerra, peste, fome e tudo mais, entendeu? São os caras do mal. Se bem que tem ateu que não é do mal, mas, é… o sujeito que não respeita os limites de Deus, é porque não sei, não respeita limite nenhum’’.

Em 2013, o MPF moveu uma ação contra a Band. O Ministério afirmou que a emissora descumpriu a Constituição ao exibir as declarações preconceituosas contra os ateus. Ainda, disse que a finalidade educativa e informativa e o respeito aos valores éticos e sociais da pessoa são princípios norteadores da programação das emissoras de televisão.

🚨 BBB24 tem fim 'antecipado' + Ana esculacha Leidy + Raul Gil confirma adeus no SBT    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

A redação do site TV Foco é formada por vários profissionais que estão sempre prontos para informar seu público e levar o máximo de informações para ele. Por isso, estamos sempre antenados em tudo que está acontecendo na TV, nas redes sociais, nas festas e em todos os cantos do mundinho dos famosos.Redação TV FOCO publica notícias diariamente sobre o mundo do famosos e também da televisão. Especializado em números sobre a audiência da TV. Para entrar em contato envie um email para: [email protected]