Professor Pasquale rebate Ministra do STF que afirmou ser ‘amante da língua portuguesa’

19/08/2016 às 8h48

Por: Vinícius Vieira
Imagem PreCarregada
Professor Pasquale (Foto: Reprodução)

Figurinha carimbada na TV, o professor de língua portuguesa Pasquale Cipro Neto, o Professor Pasquale, resolveu corrigir um erro da Ministra do STF Carmen Lúcia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque ela, que assumiu a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), disse não querer ser chamada de “presidenta”. “Eu fui estudante e eu sou amante da língua portuguesa. Eu acho que o cargo é de presidente, não é não?”, argumentou, alfinetando a Presidente Dilma.

Em sua coluna no jornal Folha de S. Paulo, nesta quinta-feira (18), o professor contestou a explicação da ministra e afirmou que o termo “presidenta” está correto. “Na sua edição de 1913, o dicionário Cândido de Figueiredo registra ‘presidenta’, como ‘neologismo’. Um século depois, esse ‘neo-‘ perdeu a razão”, observou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A edição de 1939 do ‘Vocabulário Ortográfico’ registra o termo. A última edição de cada um dos nossos mais importantes dicionários e a do ‘Vocabulário Ortográfico’ também registram”, prosseguiu.

Vale dizer que a intelectual Pilar del Rio, viúva de José Saramago, também entrou numa discussão séria recentemente com um jornalista português afirmando ser “presidenta e não presidente”. “Só os ignorantes me chamam de ‘presidente’”, afirmou ela.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

famosos
stf

Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.