Saiba como é medido a audiência das séries nos Estados Unidos, de acordo com a Nielsen
08/01/2013 às 15h17
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nessa primeira figura, você pode visualizar como é o formato das tabelas de audiência, que você verá aqui, e já entenderá suas três primeiras colunas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atenção às duas próximas figuras.
Esses critérios que você acabou de ver são os mais importantes para a renovação/cancelamento de um programa. Mas antes de explicar a importância desses critérios, vamos esmiuçar a diferença entre os termos Rating e Share.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cada um ponto de Rating representa um ponto percentual que compara o número de pessoas que assistiam a determinado programa com o número total de pessoas.
Por exemplo, no 18-49 Rating veremos quantos porcento, dentre todas as pessoas que estão nessa faixa etária, estavam assistindo a determinado programa. No caso de 60 minutes, exibido pela CBS, vemos que 1.7% de todas as pessoas norte-americanas com idade entre 18 e 49 anos estavam assistindo a esse programa.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Neto tira Band do poço no Apito Final com rebaixamento do Corinthians e último suspiro: Audiências 08/09
● César Tralli anuncia saída do ar ao vivo, confirma substituto no JH e explode em último dia: Audiências 19/5
● Com Sabina sacando celular para Bocardi, BDSP afunda e Ana Paula explode em volta à Globo: Audiências 15/05
Cada um ponto de Share representa um ponto percentual que compara o número de pessoas que assistiam a determinado programa, com o número total de pessoas com a TV ligada naquele exato momento. Continuando com o exemplo de 60 minutes, vemos que 6% das pessoas norte-americanas com idade entre 18 e 49 anos, que estavam com a TV ligada naquele momento, estavam assistindo a esse programa.
Para que fique bem claro, o rating é uma porcentagem que incide no TOTAL de televisores, enquanto o share, no número de TELEVISORES LIGADOS.
A fim de que você perceba a grande importância desses números, aí vai um exemplo. Vejamos o que ocorreu com duas séries na temporada de 2007/2008.
De acordo com Advertising Age, a ABC faturava, em média, 419 mil dólares por comercial exibido durante os intervalos de Grey’s Anatomy. Enquanto CSI, com 5 milhões de espectadores a mais, rendia à CBS, 219 mil dólares por comercial exibido em seus intervalos.
Essa diferença existe em razão do maior valor de 18-49 Rating/Share de Grey´s Anatomy.
Vamos à última Figura:
Os americanos podem pausar a programação e retoma-lá mais tarde. Dessa forma, o espectador que pausa o programa, seja por alguns minutos ou segundos, já não o assiste mais ao vivo. Entretanto, esses espectadores precisavam ser contabilizados juntos com o que assistiram ao vivo. Essa necessidade gerou a adição do “+ SD” (same day) ao critério já existente (Viewers Live).
Só para finalizar, vejamos a explicação do formato para a audiência da TV a Cabo
Resumindo, o número à esquerda da barra é o Rating, enquanto o número à direita é o Share; As letras “A” e “W”, que aparecem após os referidos números, significam “adultos” e “mulheres”, respectivamente. Essa setorização é importante para que seja determinada a popularidade de um programa que seja voltado para os públicos feminino ou masculino em específico, por exemplo.
Autor(a):
Redação TV Foco
A redação do site TV Foco é formada por vários profissionais que estão sempre prontos para informar seu público e levar o máximo de informações para ele. Por isso, estamos sempre antenados em tudo que está acontecendo na TV, nas redes sociais, nas festas e em todos os cantos do mundinho dos famosos.Redação TV FOCO publica notícias diariamente sobre o mundo do famosos e também da televisão. Especializado em números sobre a audiência da TV. Para entrar em contato envie um email para: [email protected]