SBT surpreende e é a emissora que mais fatura com merchans; Globo é apenas a 3ª
28/07/2016 às 20h28
Por essa quase ninguém esperava… A emissora de Silvio Santos viu os seus lucros com “merchan”, o popular merchandising, praticamente triplicarem nos últimos 5 anos, e já é a emissora brasileira que mais arrecada dinheiro com tal prática comercial.
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Segundo dados do Kantar Ibope, obtidos pela coluna de Ricardo Feltrin, do UOL, entre os anos de 2010 e 2015 o SBT teve um expressivo aumento na quantidade de merchans feitos na sua programação, e a empresa “Jequiti” é a principal responsável por tal crescimento.
O SBT, que tinha vendido R$ 336 milhões em “merchan” em 2010, no ano passado, porém, chegou a arrecadar R$ 1 bilhão. No entanto, de acordo com Feltrin, isso não significa realmente que a emissora de Silvio Santos tenha embolsado tamanha fortuna com as ações de merchandising, pois esse total é o valor da “tabela cheia” da emissora. Ou seja, quanto ela cobra por essas ações em teoria. Só que há muitos descontos, assim como a Record fez com o laboratório mexicano, oferecendo até 98%. Portanto, esse valor pode ser na realidade até 70% menor.
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Porém, como esse lucro é calculado em tabela cheia para todas as emissoras, é possível afirmar que a de Silvio Santos foi sim a que mais vendeu espaço para merchan no país.
A Globo, no entando, caiu bastante na arrecadação com tal venda comercial nos últimos cinco anos, passando de R$ 479 milhões para R$ 254 milhões.
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A emissora dos bispos, “disparou” em seus lucros: de R$ 278 milhões para R$ 974 milhões no ano passado (com o valor de tabela cheia, sem os descontos).
Sucessos de audiência e faturamento, o “Pânico na Band” e o “MasterChef” ajudaram a emissora do Morumbi a faturar mais nesses cinco anos: o valor subiu de 142 para 245 milhões de reais.
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Já a RedeTV!, após acordo milionário com uma farmácia, que até “comprou” o nome do programa “Mega Senha”, que agora se chama “Mega Senha Sidney Oliveira” também viu os seus índicesa subirem, apesar da perda do programa “Pânico”, que migrou para a Band. Os valores saltaram de 58 para 160 milhões nesses cinco anos.
Entenda o conceito de merchan:
De acordo com a metodologia do Kantar Ibope, os merchans tem três formas. São elas:
– Testemunhal: Ocorre com interrupção do conteúdo do programa que está sendo exibido, explica sobre o produto, normalmente possui uma duração superior a 45 segundos, e tem um apresentador.
– Estímulo Visual: Aparição da marca ou produto sem envolvimento, sem consumo e sem manipulação do mesmo.
– Ação Integrada: Ação de consumo e ou manipulação do produto, atribuições, qualidades, características -mas com a marca-logotipo aparecendo.
Um dado chama a atenção, já que a Globo não é a campeã de faturamento em tal modalidade, mas isso indica apenas que a emissora carioca vem deixando de lado, aos poucos, a prioridade da prática de merchans, assim como os anunciantes, que pagam/pagariam uma fortuna, para anunciar na ex-platinada, de acordo com Feltrin.
Outro dado também chama a atenção, que é o fato de o SBT ser a primeira colocada, mesmo com tantas horas de enlatados e programas infantis (que não fazem merchan) no ar, e a Record arrecadar menos que o canal de Silvio Santos, mesmo cobrando mais caro do que a Globo, muitas vezes (anunciar no “Hoje em Dia” é mais caro que fazer o mesmo no “Mais Você”). Vale lembrar que os dados apresentados acima se referem ao comparativo entre 2010 e 2015, quando a Record ainda lucrava com os merchans do “Programa da Tarde”, já extinto da TV.
Outra informação: até alguns anos atrás, as principais emissoras de TV anunciavam o quanto faturavam com os tais merchandisings sem os descontos, mas a crise e mesmo os excessivos descontos fizeram com que as redes parassem de divulgar o lucro bruto, e anunciassem apenas os valores da tabela cheia.