ACABOU!
“Chegou ao fim”: O anúncio oficial do Nubank ao confirmar encerramento de serviço bancário aclamado
11/01/2024 às 6h10
Nubank informou fim de um dos serviços mais aclamados oferecidos pela fintech
E o banco digital Nubank, visto como uma das principais fintechs, informou de forma oficial através do seu site o fim de um dos seus serviços oferecidos mais aclamados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando do DOC (Documento de Ordem de Crédito), cujo qual é oferecido pelos bancos em GERAL há muitos anos.
Inclusive, antes do Pix dar as caras, era o DOC que fazia o serviço da forma mais efetiva quando o assunto era transferir dinheiro de uma conta a outra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em meio ao comunicado o Nubank inclusive informou que “O serviço chegou ao fim” justamente por conta dos avanços tecnológicos.
Acabou pra GERAL
Porém essa situação não é exclusiva da Nubank, conforme mencionamos em matérias anteriores, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informou que:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A partir do dia 15, deste mês de janeiro, todas as instituições financeiras associadas, incluindo Itaú, BB, Caixa e demais deixarão de realizar os DOCS”
Inclusive, de acordo com as informações do portal O Antagonista, essa mudança afetará tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas (empresas), marcando o fim de um meio de pagamento tradicional.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Tchau, análise de crédito: Nubank abre a mão e libera aumento de limite a clientes em apenas 8 passos
● Contagem regressiva: Clientes Nubank têm menos de 2 meses para usar serviço popular que chegará ao fim
● Banco Central em alerta: Comunicado emergencial do cartão de crédito atinge clientes do Nubank, Santander e mais
MAS ATENÇÃO! Conforme informações oficiais a Transferência Eletrônica Disponível (TED) continuará sendo uma opção válida.
A Febraban também anunciou o fim das operações de Transferência Especial de Crédito (TEC) feitas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários.
De acordo com a entidade, e até mesmo com o comunicado emitido pelo Nubank, a data-limite para agendamento de um DOC será até dia 29 de fevereiro, quando o sistema será definitivamente encerrado.
Ou seja, as instituições financeiras terão até essa data para processar todos os agendamentos feitos pelos clientes, e o roxinho é uma delas!
O “rolo compressor” da Tecnologia …
Como dissemos no inicio desse texto, essas medidas estão sendo tomadas graças a um levantamento feito pela própria Febraban, que apontou a defasagem dos mesmos.
De acordo com os dados do Banco Central, foram efetuadas no ano passado 59 milhões de transações através do DOC, o que representa somente 3,7% do total contabilizado no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).
O DOC perdeu até mesmo para os cheques, que foram usados em 202,8 milhões de operações.
Já o TED, que inclusive tem uma forma muito similar ao Pix, cuja diferença é que ele cai até o fim do dia útil, foi usado em 1,01 bilhão de operações.
Obviamente que nesta listagem, o PIX ficou como grande campeão, sendo considerado a forma de pagamento mais usada do Brasil, com 24 bilhões de operações.
O presidente da Febraban, Isaac Sidney ainda afirmou que, após o surgimento do Pix (aonde ele promoveu uma alta movimentação e taxa extremamente baixa, ou zero), tanto o TEC como o DOC ficaram extremamente ultrapassados.
Fora isso, a Febraban e os bancos estão em constante avaliação quando a modernização e atualização de todos os meios de pagamentos utilizados no País, a fim de melhorar a conveniência para os clientes
Quais foram as declarações dos bancos tradicionais a respeito do fim do DOC?
De acordo com a InfoMoney, em setembro de 2023 alguns bancos começaram a se pronunciar quanto ao fim do Doc.
O Bradesco e a Caixa em entrevista exclusiva à Info Money, afirmaram que vão seguir o cronograma divulgado pela Febraban, encerrando as operações com DOC do dia 15 a 29 de fevereiro de 2024.
O Santander também informou que começou a desativar o DOC desde o mês de setembro de 2023
O Banco do Brasil disse que a modalidade para Pessoa Física acabou no dia 15 de outubro de 2023.
Já o Itaú Unibanco informou em nota que já desligou toda a modalidade de transferências via DOC para o público de pessoas físicas já em janeiro de 2023, antes mesmo do comunicado da Febraban
Inclusive, vale mencionar, que no início do segundo semestre de 2022, de acordo com o Itaú, as transações nos canais físicos e digitais também já tinham sido desligadas.
Os primeiros canais desligados foram os físicos (caixas e Bankfone), que tinham menor número de transações.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.