INTERDIÇÃO!
1 tonelada de carne PODRE: Anvisa faz interdição contra mercado popular às pressas
06/11/2024 às 23h45
A ANVISA cravou interdição às pressas contra o mercado tradicional de forma imediata, após irregularidades impressionantes; veja os detalhes
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é responsável pelo controle de qualidade e segurança de uma gama de produtos e serviços no Brasil. Assim, a autarquia é uma grande amiga de todos e sempre está em ação cravando novos regulamentos para promover a saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa vez, por exemplo, iremos tratar da interdição contra mercado popular às presas, após a detecção de irregulares que comprometem a saúda da população.
Mercado interditado
Em suma, de acordo com apurações do time de especialistas em ANVISA do TV FOCO, a partir de uma matéria do portal Terra, a autarquia vinculada ao Ministério da Saúde, lacrou um mercado popular.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante mencionar que, apesar do destaque para um mercado, foram cinco estabelecimentos vistoriados no município de Erechim, no Alto Uruguai Gaúcho. A notícia veio à tona no dia (23) de fevereiro deste ano.
No total, 1,3 tonelada de alimentos e produtos impróprios para consumo acabaram sendo apreendidos e inutilizados durante a operação. Vale dizer que, todos os locais fiscalizados foram autuados, com destaque para a interdição total de um mercado e a interdição parcial (açougue e depósito) de outro. Em ambos os casos, o lacre se deu por conta das péssimas condições de higiene.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Falta de higiene
De acordo com os autos expedidos na fiscalização, uma quantidade gigante de carne apresentou problemas, como falta de procedência, problemas de temperatura e deterioração. Outra patologia identificada foi a presença de alimentos com validade vencida, armazenados de forma inadequada e com mofo.
Em suma, a ANVISA apreendeu de forma cautelar produtos como soda cáustica e raticida, cuja venda é proibida em mercados.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Pulmões parando”: Plantão do JN expõe decisão bomba da Anvisa e produto mais desejado dos brasileiros
● Bebês em risco: Record paralisa país com alerta da ANVISA que atinge leite em pó nº1 das mães
● 300kg de carne podre: Anvisa faz interdição contra açougue popular e Globo desmascara nojeira
Comunicado do mercado
Vale dizer que, apesar da apreensão de mais de 1 tonelada de carne, a ANVISA não divulgou os nomes dos estabelecimentos autuados. Assim, até o momento desta publicação, as empresas não se manifestaram com nenhuma nota oficial ou posicionamento.
Todavia, é importante mencionar que o espaço permanece em aberto para que as mesmas possam expor sua versão dos fatos.
Considerações finais
- A ANVISA realizou interdições contra mercados populares;
- A ocorrência ocorreu após a identificação de irregularidades;
- Ao todo, 1,3 tonelada de alimentos e produtos impróprios para consumo foram apreendidos durante a operação;
- Uma grande quantidade de carne apresentou problemas, como falta de procedência, problemas de temperatura e deterioração;
- Em suma, a fiscalização identificou alimentos com validade vencida, armazenados de maneira inadequada e com presença de mofo;
- Além disso, produtos como soda cáustica e raticida, com venda proibida em mercados, foram apreendidos de forma cautelar.
Veja mais detalhes sobre a ANVISA CLICANDO AQUI.
O que é Anvisa e qual é a sua função?
Tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos, aeroportos e outros.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]