A ministra Simone Tebet confirmou a notícia mais esperada pelos segurados da autarquia
A Ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet, confirmou uma notícia aos segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que deixou milhares em festa.
Diante da notícia mais esperada do ano pelos segurados do autarquia, anúncio caiu como um verdadeiro presente e vocês saberão de todos os detalhes nesta terça-feira (8).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O anúncio ocorreu em entrevista, concedida exclusivamente à edição de janeiro da Revista Conjuntura Econômica, da FGV, aonde a mesma abordou temas como a revisão de gastos e o aperfeiçoamento de políticas públicas que não estão funcionando, para que elas possam se tornar eficientes em 2024.
Assim, na ocasião, a Ministra falou sobre as filas que atormentaram brasileiros que buscavam a concessão do benefício ao longo do ano de 2023. Um dos exemplos citados por ela nesse aperfeiçoamento aplicado foi a de um grupo formado de trabalho, que investida possíveis fraudes e erros nos pagamentos do INSS:
“Consideramos que esse trabalho pode gerar uma ‘economia’ que será aplicada para reduzir a fila da Previdência de pessoas que realmente precisam, chegando em um primeiro momento a cerca de R$ 10 bilhões“, disse. “Essas são estimativas tiradas não apenas de trabalhos nossos, como do TCU”, pontuou sobre a declaração que chegou como vitória a milhares de pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal G1, o tempo médio de espera para passar pela perícia médica necessária para receber benefícios do INSS é quase cinco vezes maior na região Nordeste do que no estado do Rio de Janeiro. Os dados constam de uma resposta enviada pelo Ministério da Previdência Social à Câmara dos Deputados.
O que é a perícia médica do INSS?
Por fim, para quem não sabe, a perícia médica é uma etapa para a concessão de benefícios como o por incapacidade temporário (o antigo auxílio-doença) pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dito isso, é importante salientar ainda que o tempo médio de espera pela perícia médica caiu em todas as unidades regionais da Previdência Social entre agosto de 2023 e fevereiro deste ano com medidas adotadas, como o pagamento de bônus para peritos e a adoção do Atestmed, modalidade em que a análise é documental, sem passar por perícia médica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE