COMO ASSIM?!

10 mil ovos no lixo e risco de contaminação: Varejista é alvo de proibição em país e ANVISA liga alerta

Varejista gigantesca sofre proibição, joga fora 10 mil ovos por risco de contaminação e ANVISA liga o alerta (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Canva/Freepik/Tv Foco)

Varejista gigantesca sofre proibição, joga fora 10 mil ovos por risco de contaminação e ANVISA liga o alerta (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Canva/Freepik/Tv Foco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Marca famosa de ovos tomou proibição severa em país e foi obrigada a retirar cerca de 10 mil exemplares de circulação após risco de contaminação e ANVISA liga alerta no Brasil

Em dezembro, a FDA detectou risco grave de contaminação por salmonela e obrigou uma gigante do varejo a recolher milhares de ovos nos EUA.

Trata-se da Costco, uma das mais tradicionais do ramo e que tem a responsabilidade de abastecer grande parte dos lares com seus produtos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proibição dos ovos nos EUA, por conta da contaminação, aumentou a vigilância da ANVISA sobre produtos similares importados, refletindo a crescente preocupação com a segurança alimentar no Brasil.

Sendo assim, a partir das informações do portal Revista Fórum, a equipe do TV Foco, especializada em fiscalizações e serviços, traz mais detalhes sobre a proibição e o papel da ANVISA nisso:

Costco é uma das maiores varejistas dos Estados Unidos (Foto Reprodução/Internet)

Risco geral:

A FDA alertou que ovos da marca Kirkland Signature, vendidos em 25 lojas da Costco em cinco estados, podem causar sérios riscos à saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esta classificação, a mais alta no sistema de alertas da agência, foi emitida após a suspeita de contaminação por Salmonella.

A Handsome Brook Farms retirou voluntariamente 10.800 ovos do mercado em novembro, determinando seu imediato descarte.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais de 10 mil ovos foram descartados por risco de contaminação (Foto Reprodução/Internet)

Entenda o caso

Alerta da FDA deixou a ANVISA em alerta no Brasil (Foto: Reprodução/Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até o momento, não foram relatados casos de doenças associadas ao consumo dos ovos recolhidos, apesar do alerta de risco elevado.

Porém, a salmonella causa 26.500 hospitalizações e 420 mortes anuais nos EUA, sendo a principal causa de doenças transmitidas por alimentos, segundo o CDC.

Anúncio da FDA ligou o alerta da ANVISA (Foto Reprodução/Internet)

Papel da ANVISA no Brasil diante dos fatos:

Entretanto, a gravidade do caso levou a ANVISA a acender o alerta para produtos importados de origem animal.

Embora o Brasil não tenha um histórico significativo de importação de ovos dos Estados Unidos, a preocupação está relacionada à fiscalização de produtos similares e à possível contaminação cruzada em lotes importados.

Em nota, a ANVISA ressaltou que segue monitorando os desdobramentos do caso e orienta os consumidores a verificarem a procedência dos produtos, além de reforçar a importância de boas práticas de higienização e armazenamento de alimentos.

Quais são os riscos da Salmonela?

A salmonela é uma das contaminações mais graves encontradas em produtos de procedência animal. Entre os principais sintomas estão:

Os grupos de maior risco envolvem crianças com menos de cinco anos, idosos e pessoas com baixa imunidade.

Uma das formas de se prevenir, além de se atentar aos riscos apresentados pelos boletins, é cozinhar bem os alimentos, evitar o consumo de produtos crus ou malpassados e manter a higiene.

Considerações finais:

Em suma, a Costco, uma das maiores redes atacadistas do mundo, teve que recolher mais de 10 mil ovos devido ao risco de contaminação por salmonella.

Posteriormente, a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos emitiu um alerta máximo, e a ANVISA brasileira também intensificou a vigilância sobre produtos similares.

Conforme muitos sabem, a salmonella pode causar graves problemas de saúde, especialmente em crianças, idosos e pessoas com imunidade baixa.

Por fim, a ANVISA recomenda aos consumidores que verifiquem a procedência dos alimentos e adotem práticas de higiene adequadas.

Mas, para saber outras proibições e medidas da ANVISA, clique aqui*

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile