A Globo comunicou a proibição contra as 10 marcas tradicionais do óleo nº1 e que você provavelmente consome
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), sem dúvida alguma, é um dos principais órgãos do Brasil quando o assunto diz respeito a fiscalização contra produtos e serviços que possam trazer riscos à saúde dos consumidores. Dessa vez, falaremos da proibição contra ÓLEO nº1 do Brasil confirmada pela Globo.
Acontece que, o Ministério da Agricultura e Pecuária cravou o recolhimento de dez marcas de azeite de oliva extravirgem de circulação. A proibição veio logo após a identificação de um esquema ilícito de importação, adulteração e distribuição de produtos fraudados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, o azeite é um tipo específico de óleo que é extraído da azeitona, um fruto da oliveira. Ele é rico em ácidos graxos que contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, outro diferencial é que ele ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Assim, fica claro que vale a pena adicionar o azeite em sua rotina e começar a usufruir dos seus benefícios.
Já a respeito das 10 marcas que acabaram sendo barradas, a ação faz parte dos desdobramentos da Operação Getsêmani, de acordo com o portal de notícia da Globo, o G1, divulgadas no último dia (16/03/2024).
Vale dizer que, os azeites fraudados trazem riscos a saúde por não cumprirem as condições de higiene e, isso pode levar a intoxicação com vômitos e pode até mesmo paralisar o funcionamento do intestino ou do estômago.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Confira abaixo as marcas que deverão ser retiradas de circulação por comerciantes, varejistas e atacadistas:
- Terra de Óbidos;
- Serra Morena;
- De Alcântara;
- Vincenzo;
- Az Azeite;
- Almazara;
- Escarpas das Oliveiras;
- Don Alejandro;
- Mezzano;
- Uberaba.
Abaixo, veja as empresas importadoras:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Comunicado
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, o G1, da Globo, procurou as empresas citadas barradas pela ANVISA e pediu um posicionamento. Algumas empresas disseram que rótulos das marcas de azeite ou rótulos com seus dados estão sendo copiados para uso em produtos fraudados.
No dia (23) de abril, o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) disse que, como a operação ainda estava em fase de investigação, “não é possível disponibilizar informações no momento, sob pena de prejudicar o andamento da mesma”.
“Porém, asseguramos que, durante a operação de fiscalização, foram encontradas evidências que embasam a decisão de divulgar as marcas de azeite de oliva e os respectivos importadores/distribuidores, conforme Decreto nº 6.268/2007”. Para quem não sabe, o Mapa cumpre às normas da ANVISA
O que a Anvisa fiscaliza?
Entre as ações de fiscalização, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto ou serviço.