De mudanças simples na sua rotina e compras assertivas: Os 10 segredos para você economizar na conta de luz
Uma das contas básicas que mais preocupam os brasileiros é a conta de luz. Isso porque é praticamente impossível prever com exatidão os valores em que elas virão.
E apesar de muito se esforçar para economizar, nem sempre o planejamento dá certo. Pensando nisso, iremos trazer agora 10 segredos infalíveis para que você deixe a sua fatura a preço de banana sem sacrificar o seu conforto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme o portal Informe Brasil, pequenas mudanças no dia a dia podem levar a economias substanciais.
Segredos
1. Desligue os Aparelhos por completo
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao contrário do que muitos acreditam, deixar o aparelho desligado porém conectado à tomada, o que chamamos de “standby”, gasta energia da mesma forma.
Sendo assim retire da tomada TVs, computadores, cafeteiras e outros dispositivos quando não estiverem em uso.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
2. Modo “Eco” nas máquinas de lavar:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As máquinas de lavar roupas e louças mais recentes possuem o programa “Eco”. Ele utiliza menos água e energia, proporcionando economia na conta de luz.
3. Lava louças com carga completa:
Espere até ter uma carga completa para usar as máquinas de lavar roupas e louças. Isso otimiza o consumo de energia e água.
4. Seque as Roupas ao Ar Livre:
Sempre que possível, seque as roupas ao ar livre. Por mudar de temperatura a níveis extremos, a secadora é um dos eletrodomésticos que mais consomem energia.
5. Cozinhe de forma inteligente :
Cozinhar com as panelas tampadas pode economizar até 25% de energia, já que a comida cozinha mais rápido. Sendo assim você economiza tempo e dinheiro.
6. Ajuste o brilho da TV:
Televisores maiores e com alto brilho consomem mais energia. Diminua o brilho para um nível confortável.
7. Desligue computadores e controles de video game:
Evite deixar computadores e controles em modo de espera. Desligá-los completamente faz grande diferença no consumo de energia.
8. Desligue o roteador Wi-Fi à noite:
Desligar o roteador à noite contribui para a segurança digital e ajuda a reduzir o consumo de energia.
9. Escolha eletrodomésticos eficientes:
Ao comprar novos eletrodomésticos, procure por aqueles com selo Procel A, que são mais eficientes e economizam energia.
10. Opte por uma iluminação LED:
Substitua as lâmpadas incandescentes por LEDs. Elas são mais econômicas, duráveis e contribuem para a economia de energia a longo prazo.
Qual é o eletrodoméstico mais “vilão” quando o assunto é economizar na conta de luz?
Apesar de ser uma delícia chegar em casa e se refrescar com o ar condicionado, ainda mais após um dia exaustivo de calor intenso, quando se trata de economizar ele é um dos maiores vilões, fazendo até mesmo o chuveiro elétrico perder pra ele.
Isso porque ele chega a gastar entre 200 e 1,8 mil kWh todos os meses, dependendo da potência, modelo e do tempo que fica ligado.
Isso faz com que a conta possa ficar até R$110 mais cara. Em casos que o ar fica ligado o dia todo, os gastos podem chegar até R$1.000.
Então quer dizer que eu não posso ter um? Calma, também não é assim! Antes de adquirir qualquer aparelho de ar condicionado, fique atento ao Selo Procel que informa a respeito da eficiência do equipamento.
Conforme exposto pelo portal Sol Fácil, é extremamente importante também cuidar para que a manutenção esteja sempre em dia, especialmente quando o assunto for a limpeza dos filtros.
Afinal, quanto mais limpo o filtro estiver, menos esforço o aparelho terá para climatizar o ambiente.
Outra dica importante que impacta diretamente no consumo de energia do ar condicionado é lembrar de sempre deixar as janelas e portas fechadas quando o item estiver ligado, para evitar sobrecarregá-lo.
Sempre que possível, prefira usar o ventilador no lugar do ar condicionado. Em alguns casos, essa escolha pode ajudar a economizar até 90% do kWh gasto no final do mês.