Milhões de trabalhadores podem fazer a limpa no saldo do FGTS. A notícia chega como um verdadeiro alívio no bolso dos brasileiros. A seguir, confira todos os detalhes sobre essa grande novidade do Governo Lula
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um dos principais benefícios destinados aos trabalhadores brasileiros. Esse direito trabalhista é disponível a todos os que trabalham sob o regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Dessa vez, falaremos sobre a liberação de 100% do abono hoje mesmo. Confira a seguir todos os detalhes sobre essa grande novidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal ‘Coluna Financeira’, o Governo Lula, recentemente, comunicou uma medida que promete proporcionar um verdadeiro alívio financeiro para milhões de brasileiros. Acontece que foi autorizado o saque integral do FGTS, também conhecido como ‘poupança do trabalhador’, para aqueles que se enquadram em determinadas condições.
Vale dizer que, as novas regras propostas pelo governo Lula chegam com a missão de flexibilizar o acesso ao fundo de garantia, permitindo o saque de 100% dos valores retidos nas contas. Para quem não sabe, uma média de 7,2 milhões de trabalhadores brasileiros poderão se beneficiar, recebendo esse suporte financeiro, que traz um verdadeiro alívio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, em que situações o FGTS é disponibilizado aos trabalhadores?
Bom, o trabalhador com carteira assinada (CLT) tem direito ao saque do benefício em sua demissão (saque-rescisão), nos casos de saque extraordinário, calamidade pública, doenças graves, entre outros. A seguir, confira todas as situações onde é permitido o saque integral, de 100%, do FGTS, que é um direito trabalhista:
- Demissão sem justa causa;
- Aposentadoria;
- Fechamento da empresa;
- Aquisição da casa própria;
- Doenças graves como câncer ou HIV;
- Desastres naturais em áreas declaradas em estado de calamidade pública;
- Sem depósitos no FGTS por três anos consecutivos;
- Pessoas com 70 anos ou mais.
Vale dizer que, a iniciativa, que já estava em vigor antes mesmo do Governo Lula e segue ativa, tem a missão de proporcionar uma maior segurança financeira aos trabalhadores brasileiros, ampliando as possibilidades de acesso aos recursos da ‘poupança do trabalhador’ em momentos de maior necessidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual será o valor do salário mínimo de 2025?
Segundo o UOL, o salário mínimo previsto para 2025 tem alta de 2,6% além da inflação. A LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) apresentada pelo governo ao Congresso Nacional propõe um aumento de 6,37% no valor do salário mínimo em 2025, dos atuais R$ 1.412 para R$ 1.502.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE