CONFIRA!

Para sacar 100% do saldo retido do FGTS: Ministro de Lula arma nova lei pra salvar mais de 8MI CLTs na Caixa

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Nova lei armada por ministro de Lula na Caixa com saque de 100% do FGTS (Foto: Reprodução/ Internet)

Confira nesta matéria tudo sobre a nova lei armada por ministro do Governo Lula para salvar mais de 8 milhões de trabalhadores CLTs na Caixa cravando o direito de sacar até 100% do saldo retido do FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um dos principais benefícios destinados aos trabalhadores brasileiros. Vale dizer que o direito trabalhista é disponível a todos os que trabalham sob o regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Dessa vez, falaremos sobre uma nova lei armada por um ministro do Governo Lula chega para salvar mais de 8 milhões de trabalhadores com a possibilidade de sacar até 100% do saldo retido do fundo de garantia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o portal oficial do Governo Federal, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, não acha correto com o trabalhador que opta pelo saque-aniversário ficar dois anos sem poder retirar seu saldo em caso de demissão. Segundo ele, há mais de 8 milhões de trabalhadores nesta situação, que optaram pela modalidade estão hoje com seu saldo retido.

“É uma excrescência essa regra da lei, e eu quero corrigir isso”, defendeu Luiz Marinho no início deste mês em uma entrevista na rádio ‘NovaBrasil FM’, em Brasília. A modalidade permite que o trabalhador que tenha saldo, saque até 50% do valor, no mês em que completa mais um ano de vida. Mas, fica por 2 anos sem poder sacar integralmente o FGTS, pago pela Caixa Econômica Federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ministro do Governo Lula defende que o FGTS foi criado para substituir a estabilidade ao emprego, é uma poupança individual do trabalhador para não ficar na mão quando não estiver trabalhando. Além de ser uma importante fonte de recursos para o financiamento de programas habitacionais, de saneamento básico e de infraestrutura urbana.

Assim, segundo o portal ‘FDR’, o Ministro do Trabalho planeja mudar essas regras, visando o bem-estar financeiro dos trabalhadores e está com um novo Projeto de Lei. Porém, ele ainda precisa passar pelo julgamento do Congresso Nacional, para aí, sim, entrar em vigor.

As principais mudanças

Em caso de aprovação, o trabalhador demitido sem justa causa poderá sacar o valor de 100% do saldo do FGTS, mesmo estando no período de carência, que dura 2 anos. Além disso, chegaria um novo tipo de empréstimo consignado, onde o saldo depositado mensalmente na conta do trabalhador já iria abatendo o pagamento das parcelas.

Essa seria uma grande vitória para aqueles que optaram pelo Saque-Aniversário e estão correndo risco de demissão eminente. Assim, garantiriam uma grana extra a mais até conseguir encontrar um novo emprego. A proposta do Ministério do Trabalho e Emprego é uma excelente notícia aos trabalhadores CLTs brasileiros.

LEIA TAMBÉM!

Qual o valor do salário mínimo de 2025?

Segundo o UOL, o salário mínimo previsto para 2025 tem alta de 2,6% além da inflação. A LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) apresentada pelo governo ao Congresso Nacional propõe um aumento de 6,37% no valor do salário mínimo em 2025, dos atuais R$ 1.412 para R$ 1.502.

🚨 Grossa? Ana Maria dá corte em Tati Machado + Fernanda Montenegro DETONA salários na Globo + Vale Tudo causa revolta    

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Sair da versão mobile