Quando o veículo quebra, costuma ser uma verdadeira dor de cabeça escolher um mecânico. Para não cair em nenhum golpe, temos aqui 11 dicas especias para você não gastar uma fortuna na oficina
Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que todo mundo tem o sonho de ter um carro próprio. Aliás, temos várias montadoras no mercado nacional como a Fiat, Chevrolet, Volkswagen, entre outras. Contudo, quando o veículo apresenta algum defeito, começam as dores de cabeça e o medo de gastar uma fortuna no mecânico.
Para não sofrer com esse tipo de situação, temos aqui 11 dicas especiais para evitar que você caia na lábia de algum mecânico. As informações, vale dizer, foram disponibilizadas no portal Quatro Rodas e prometem te surpreender. Uma das primeiras dicas, sem sombra de dúvidas, é escolher um bom mecânico, que possa fazer a avaliação mais correta do problema.
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Corredor da morte
Primeiramente, tenha cuidado com aquele mecânico que condena tudo. Fique atento a oficinas que detonam sistemas do carro, como motor, câmbio e suspensão, e sugerem trocar tudo.
Acompanhe
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Fique atento ao levar seu carro em lojas de suspensão. Acompanhe a inspeção que o técnico fará. Um golpe muito comum é, na menor distração do cliente, alguém jogar óleo na haste do amortecedor e dizer que a peça está vazando.
Nos mínimos detalhes
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Peça ao especialista responsável para te mostrar cada item que tem de ser trocado e explicar a razão. Pergunte o que não funciona nas peças e como isso se reflete no carro. Desconfie se o mecânico começar a dar argumentos muito superficiais e subjetivos.
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Do you speak oficinês?
Fique atento quando o profissional começar a usar em excesso nomes de peças e termos difíceis. Muitos se valem disso para intimidar o cliente e fazer com que ele aceite o diagnóstico mais catastrófico. Peça para explicar de forma detalhada o problema do veículo.
Ouvido de tuberculoso
Suspeite também do profissional que, de ouvido, já condena o seu motor. Alguns ruídos obviamente sugerem defeitos específicos, mas não é possível sugerir uma retífica só pela audição.
Freio
Preste atenção se o mecânico disser que precisa trocar o freio porque está assobiando quando se freia leve ou trepidando na frenagem mais brusca. Sujeira e resto de água podem provocar esse ruído mais agudo.
E, se tem ABS, a trepidação pode ser o sistema funcionando em paradas mais fortes. Atenção: troca de pastilha não requer necessariamente a troca de disco. Se o mecânico condenar os discos sem sequer medir sua espessura, está te enrolando.
Orçamento grátis
A oficina diz que faz o levantamento sem custo. Leia com atenção o documento que será feito e que peças serão trocadas, de olho em itens desnecessários. Questione a quantidade de serviços e não aceite o orçamento logo de cara. Compare com outras lojas.
Caixa preta
Se o caso for grave e for preciso abrir o motor, solicite que a oficina primeiro dê uma previsão de gasto mínimo e máximo. É uma maneira de você se precaver de preços exorbitantes, já que o mecânico vai precisar olhar o conjunto para ter ideia do que é necessário fazer.
Limpeza de bico
Esse é um dos mitos das oficinas, mas é o termo usado para se “regular” os bicos injetores. Não necessariamente a oficina está querendo te enganar, mas é preciso que a loja tenha o equipamento específico para o serviço.
Se o mecânico sugerir limpar com gasolina e jogar um ar, corra para outro lugar. Os bicos devem ser colocados um a um em uma caixa. O equipamento mede a vazão de cada bico injetor.
Preços
Desconfie de anúncios de peças, como pneus e amortecedores, com preços muito baratos. Em geral, essas ofertas trazem letras miúdas que obrigam a fazer o serviço no próprio local. E muitas dessas lojas vendem o amortecedor baratinho, mas condenam até a mola da suspensão.
Faça um teste
Pegue o seu carro logo após um serviço: troca de pastilhas de freio, por exemplo. Leve a uma outra oficina e reclame da frenagem do carro e veja qual vai ser o diagnóstico do mecânico.
Qual o carro mais caro do mundo?
Segundo informações do Jornal do Carro, o automóvel mais caro do mundo é o Rolls-Royce Droptail. A fabricante britânica cobra US$ 30 milhões (R$ 148,5 milhões) pelo modelo. Todos, aliás, feitos exclusivamente de acordo com o gosto do cliente.