AUMENTO NA APOSENTADORIA

Reajuste mais aguardado da história: 12 passos infalíveis garantem AUMENTO na aposentadoria do INSS em 2024

11/05/2024 às 7h00

Por: Larisse Oliveira
Imagem PreCarregada
Aposentadoria do INSS maior com essas novidades (Foto: Divulgação)

Os 12 passos para conseguir aposentadoria maior pelo INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, é responsável pelo pagamento de aposentadorias e o valor delas podem variar de acordo com o valor que o contribuinte pagou ao longo dos anos trabalhadores.

Por exemplo, o mínimo pago hoje é de R$ 1412, que é o teto do salário mínimo no Brasil. Já o máximo pago é R$ 7.786,02, que é o valor máximo pago hoje pelo INSS. Dessa maneira, o valor variar nesse intervalo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, hoje nós vamos destacar 12 passos que vão te ajudar a ter uma aposentadoria maior. Saiba que o valor que você contribui, se bem destacado, te ajuda a faturar bem no momento de se aposentar. As informações citadas aqui são do site Aith Badari Luchin Advogados.

Aplicativo do INSS (Foto: Reprodução/ Internet)
Aplicativo do INSS (Foto: Reprodução/ Internet)

1- Reconhecer todos os períodos de trabalho e contribuição feitos em sua vida

Continua após o Veja Também

Veja também

Análise se todos os seus períodos trabalhados constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Se seu trabalho foi informal em algum período, será necessário solicitar o reconhecimento do trabalho informal para o próprio INSS ou pedir o vínculo empregatício na Justiça do Trabalho e, em seguida, fazer a averbação no INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2 – Atenção ao trabalho concomitante

Nesse caso é se você realizou mais de uma atividade no mesmo período. Esse tipo de trabalho é comum entre profissionais da saúde e professores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

3 – Descartar contribuições que pioram o valor do seu benefício

Se no início da carreira você tinha salários muito baixos, você pode descartar eles da contribuição. Como contribuições baixas interferem no seu salário, não os contabilize.

4 – Fazer um planejamento previdenciário

Outra boa dica, fazer um planejamento previdenciário. Contrate um advogado para planejar e otimizar essas contribuições, garantindo que assim, que todos os valores serão contabilizados.

INSS conta com mais de 39 milhões de beneficiários (Reprodução: INSS/Divulgação)
INSS conta com mais de 39 milhões de beneficiários (Reprodução: INSS/Divulgação)

5 – Tempo de atividade insalubre ou perigosa

Se você trabalhou em atividade especial (ruído, calor, vírus, bactéria, enfim) poderá aumentar o valor da sua aposentadoria e, até mesmo, a pensão se o segurado faleceu. Então, não deixe de constar isso, já que você até consegue se aposentar mais cedo.

6 – Tempo trabalhado no meio rural e sem contribuição para o INSS

O trabalho que você desempenhou na zona rural, também pode te ajudar a ter um valor maior. Por conta disso, faça questão de destacar os anos trabalhados no interior.

7 – Revisão do tempo de contribuição para servidores públicos

Se você desempenhou atividades nos serviços públicos, isso também ajuda na hora de se aposentar. Peça revisão para garantir que você consiga receber um pouco a mais do INSS.

8 – Revisão com base no reajuste do salário mínimo

O salário dos trabalhadores tendem a ter atualizações todos os anos, mas às vezes essa atualização não acompanha os valores de aposentadoria pagos pelo INSS. Solicite a revisão.

9 – Incluir os períodos de serviço militar e aluno-aprendiz

Se você desempenhou atividades de jovem aprendiz e serviço militar, faça questão que isso seja somado a sua contribuição, já que ajuda a aumentar.

INSS conta com mais de 39 milhões de beneficiários (Reprodução: Internet)
INSS conta com mais de 39 milhões de beneficiários (Reprodução: Internet)

10 – Incluir os recolhimentos atrasados

Se você é um profissional autônomo, saiba que esse tópico é para você. Você precisa comprovar atividade profissional exercida em determinado período para conseguir o ajuste.

11 – Revisão do Buraco Negro

Esse período é aquele referente a 1988 e 1991, em que o INSS utilizou índices de correção monetária equivocados, o que causou grandes prejuízos a muitos beneficiários.

12 – Cite ganhos de processo trabalhista

O INSS não tem conhecimento de todo o processo trabalhista, sendo assim, se você ganhou algum, cite, pois o tempo de contribuição aumentará, além de ter insalubridade reconhecida, adicionais noturnos, dentre outros.

O ÓRGÃO PAGA RETROATIVO DA APOSENTADORIA?

Sim, e conforme destacado pela Folha de S. Paulo, após sentença de que o aposentado tem direito a atrasados, o valor será depositado na mesma conta que ele recebe o benefício. Retroativo é o direito do beneficiário receber os atrasados desde a data em que o pedido foi feito.

    🚨 Barraco e demissão no Domingão + Xuxa comenta 'flagra' do marido com outra + Globo processada?   

    INSS aposentadoria
    Larisse Oliveira

    Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial o Programa Silvio Santos, que é meu favorito da TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]

    Botão de fechar
    Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.