Restaurantes de shopping são lacrados e autuados por Vigilância por problemas de higiene e completa nojeira em meio ao tratamento com o alimento
Os clientes de diversos shoppings foram pegos de surpresa pela Vigilância por conta da autuação e o fechamento de restaurantes famosos e queridos por problemas com higiene e tratamento das comidas ao qual os clientes comiam.
Primeiro, de acordo com informações do portal O Dia, em junho desse ano, Agentes do Procon Carioca, órgão de defesa do consumidor, descartaram 128,3 kg de alimentos impróprios para consumo durante fiscalização em restaurantes do Shopping Tijuca, na Zona Norte do Rio. A operação, conduzida em razão da alta procura do Dia dos Namorados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a prefeitura do Rio, a principal ocorrência foi no restaurante Heaven Cucina, onde foram encontrados quase 113 kg alimentos armazenados de forma indevida e fora da data de validade, considerados como impróprios para consumo.
Já no restaurante Madero, os agentes encontraram 12 kg de alimentos armazenados de forma inadequada e sem data de abertura ou prazo de validade, além de baratas na cozinha, ainda de acordo com a prefeitura. Por fim, no Gula Gula, a equipe descartou quase 3,5 kg de produtos também fora da validade e sem identificação. Nesse caso, a Vigilância sanitária apenas autuou os restaurantes.
Agora, os outros três restaurantes que foram lacrados vem de reportagens do g1. Em janeiro desse ano restaurante localizado na região central de Sorocaba (SP) foi interditado pela Vigilância Sanitária da cidade. De acordo com a prefeitura, o local funcionava com estrutura inadequada e, por isso, permanecerá fechado até a adequação necessária e a devida regularização.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim em fevereiro de acordo com o g1, três restaurantes de João Pessoa foram interditados pela Vigilância Sanitária de João Pessoa. Eles estão localizados nos bairros de Manaíra, Cabo Branco e Bancários e foram autuados após fiscalizações realizadas nos locais identificarem uma série de irregularidades.
Clientes denunciaram os estabelecimentos comerciais à Vigilância Sanitária alegando que teriam sofrido intoxicação alimentar após comerem nos locais. Equipes de fiscalização foram acionadas e confirmaram os problemas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Risco grave: ANVISA emite decreto contra produto nº1 das donas de casa e retira dos supermercados
● Atenção, mães: ANVISA acaba de emitir alerta contra produto nº1 e indispensável para bebês após descoberta
A Vigilância Sanitária de João Pessoa não informou quais foram os estabelecimentos fechados. Mas destacou que foram encontrados problemas como falta de higiene, sujeira nas dependências, manuseio incorreto de alimentos e presença de pragas e vetores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE A ANVISA FAZ?
Tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos