TERROR DE FALÊNCIA
Demissão em massa e 121 lojas fechadas: Varejista colossal, rival da Magalu, vive terror de falência
16/06/2024 às 22h25
A varejista colossal e rival da Magalu vive um verdadeiro drama em 2024
O Brasil é um país muito bem abastecido quando o assunto se trata de grandes varejistas. Por conta disso, o mercado fica um tanto competitivo para quem deseja abocanhar uma parte favorável dos clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, enquanto alguns brigam pelo topo do sucesso, outros vivem momentos delicados e lutam ao máximo para não ter a falência decretada. Desa vez, por exemplo, falaremos da demissão em massa e 121 lojas fechadas de uma empresa colossal, rival da Magalu e, que você certamente ama.
Estamos falando da Americanas, que poderia talvez ter se reerguido no fim de 2023 com as compras e gastos de fim de ano, porém, teve um desfecho contrário, regado também a demissões, fechamento de lojas e prejuízos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No momento em que geralmente as empresas contratam para as vendas de encerramento de ano por conta da alta nas vendas, a varejista se deparou com uma situação delicada. Acontece que, de acordo com o perfil oficial de O Segredo, nas redes sociais, a Americanas executou uma demissão em massa de nada menos que 5.526 funcionários na semana do dia (27) de novembro a (03) de dezembro.
O desfecho acabou totalizando 33.861 trabalhadores ao final do período, segundo revelado em documento regulatório no dia (07) de dezembro de 2023. Vale dizer que, a rede ressaltou que as demissões envolviam tanto rescisões voluntárias (306 registros) quanto o término de 4.876 contratos temporários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, apenas no ano de 2023, foram encerradas 121 lojas. Segundo o portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da Globo, considerando que a empresa está em recuperação judicial, esse número pode não ser tão expressivo.
Mas, de acordo com declarações dadas pelo CEO, Leonardo Coelho Pereira, em entrevista ao portal O Globo, os fechamentos não têm a ver com questões operacionais, mas sim financeiras, uma vez que o aluguel ficou mais caro e as vendas das regiões afetadas não deslancharam.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Caixa emite comunicado e crava saque EXTRA além dos R$ 1412 do INSS para salvar o bolso de milhares
● Aposentadoria de R$8 mil: Governo Lula arma 3 viradas em 2025 para salvar idosos 60+ no INSS
● “A partir de 1 de janeiro”: Nova lei armada de trânsito chega com nova CNH e crava proibição a motoristas
RECUPERAÇÃO JUDICIAL
Vale dizer que, o pedido de recuperação judicial da Americanas foi aceito pelo TJRJ em (19) de janeiro de 2023, segundo o portal Agência Brasil, levando assim à paralisação das execuções judiciais de dívidas.
Assim, foi aberto o prazo de elaboração de um plano com as formas de pagamento aos credores e uma reorganização administrativa, de forma a evitar que a situação se agrave e chegue em um cenário de falência.
Que tipo de empresa e a Americanas?
Americanas (anteriormente Lojas Americanas e B2W Digital) é uma holding brasileira que atua principalmente no segmento de varejo. A rede, vale dizer, foi fundada em 1929 em Niterói, no Rio de Janeiro.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]