COMO ASSIM?!

13 dias para limpa em contas bancárias acontecerem e alerta chega do Banco Central

03/10/2024 às 7h20

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Banco Central faz alerta crucial envolvendo possível limpa nas contas (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Lennita/Canva/BC)

Banco Central emite comunicado urgente referente a uma possível limpa nas contas e brasileiros precisam correr AGORA

De acordo com o portal G1, o Banco Central, ainda no último dia 06 de setembro, emitiu alerta referente a um dinheiro disponível para saque e que em breve será subtraído das contas de milhares de brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

São cerca de R$ 8,56 bilhões disponíveis para resgate no Sistema de Valores a Receber (SVR). Esses dados são referentes ao mês de julho.

O sistema é um serviço do BC no qual é possível consultar se pessoas físicas, inclusive falecidas, e empresas têm algum “dinheiro esquecido” em:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Banco;
  • Consórcio;
  • Outro tipo de instituição.

Corra para não perder!

No entanto é melhor correr com essa consulta e sacar os valores o quanto antes!

Isso porque a Câmara dos Deputados aprovou no dia 12 de setembro o projeto que prevê a reoneração gradual da folha de pagamentos de 17 setores da economia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, esse mesmo projeto autoriza o governo a recolher recursos esquecidos em contas bancárias que não foram reclamados pelos titulares, como podem ver por meio deste link*

Poucos dias

O prazo vai só até 16 de outubro, ou seja, 13 dias para correr atrás! Posteriormente, os recursos serão direcionados ao Tesouro Nacional e o valor será considerado perdido.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o G1, o resgate é feito em 2 passos, com liberação autorizada pelo Banco Central:

  • Antes de mais nada é bom ter ciência de que o único site no qual é possível fazer a consulta e saber como solicitar a devolução dos valores é o site oficial estabelecido pelo Banco Central para isso, vocês podem acessar por aqui*.
  • MAS ATENÇÃO! O sistema do Banco Central só irá liberar os valores para quem fornecer uma chave PIX para a devolução

Caso não tenha uma chave cadastrada, é preciso entrar em contato com a instituição para combinar a forma de recebimento.

Outra opção é criar uma chave e retornar ao sistema para fazer a solicitação.

Quem tem direito ao valor?

  • Qualquer pessoa física ou jurídica pode ter valores a receber no SVR.
  • Porém, no caso de pessoas falecidas, é preciso que o solicitante seja herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal para consultá-los.
  • É necessário preencher um termo de responsabilidade.
  • Após a consulta, é preciso entrar em contato com as instituições nas quais há valores a receber e verificar os procedimentos.

Por que o Governo quer usar o dinheiro esquecido?

O G1 informou que a medida tem como objetivo compensar perdas arrecadatórias devido à desoneração parcial de setores e prefeituras, conforme proposta apresentada pelo senador Jaques Wagner e já aprovada pelo Senado Federal.

O senador afirmou que as propostas são fruto de um um “trabalho conjunto” do Senado e do Ministério da Fazenda, com “particular dedicação do ministro Fernando Haddad”.

O governo busca recursos para tentar atingir a meta de déficit zero nas contas públicas neste ano, que consta no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024.

Thumbnail Video Youtube

Banco Central
BC
Dinheiro esquecido
SVR

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.