URGENTE
ATENÇÃO: 13° do INSS não será pago aos segurados que estão nesta lista; veja se você é um deles
21/05/2023 às 17h17

Notícia sobre o 13º salário está deixando estes beneficiários do INSS nervosos
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o órgão responsável pela administração dos programas de previdência social no Brasil. Ele oferece benefícios como aposentadoria, invalidez, pensão e auxílio-doença. Os benefícios são concedidos a indivíduos que contribuíram para o sistema previdenciário e atendem aos critérios de elegibilidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As contribuições são coletadas dos trabalhadores e empregadores. Os interessados podem solicitar os benefícios por meio das agências do instituto, online ou por telefone.
O 13º salário do INSS, também conhecido como abono anual, é um benefício pago aos segurados da Previdência Social no Brasil. O pagamento é feito em duas parcelas, e é devido a todos os segurados que recebem benefícios previdenciários, desde que atendam aos requisitos estabelecidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INSS (Foto: Reprodução / Internet)

Unidade do INSS (Foto: Reprodução / Internet)

Beneficiários do INSS (Foto: Reprodução / Internet)
Mudanças em 2023
Em 2023, o 13º salário do instituto terá mudanças em relação aos anos anteriores. Uma das principais alterações está relacionada às datas de pagamento, que não devem seguir o padrão de antecipação das parcelas no primeiro semestre do ano. É importante ficar atento às informações atualizadas do INSS para saber as datas exatas de pagamento do benefício.
Quem não receberá o 13º salário do INSS em 2023?
Em 2023, alguns grupos de segurados do instituto não receberão o 13º salário integralmente. O primeiro grupo é composto pelos beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada), que não têm direito ao décimo terceiro salário, apesar de receberem benefícios do INSS.
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aposentadoria aos 55, pagamento do 13º e +1: INSS confirma 3 pagamentos em 2025 e Lula está ciente

Menos de R$9 mil: Rival da Honda chega com moto nº1 que dispensa CNH dos motoqueiros em 2025

Tchau, 13º e FGTS: Lei trabalhista em vigor hoje (11) confirma 10 atitudes que demitem CLTs na mesma hora
O segundo grupo é formado por segurados que tiveram a concessão da aposentadoria, pensão ou outro auxílio ao longo do ano. Esses segurados receberão o 13º salário proporcionalmente, de acordo com a quantidade de meses em que tiveram acesso ao benefício. Por exemplo, se a concessão ocorreu em março, o segurado receberá o 13º salário proporcional aos meses restantes do ano.
Para o ano de 2023, espera-se que o pagamento do 13º salário do instituto siga o calendário estabelecido no Decreto 10.410 de 2020. De acordo com esse decreto, o pagamento será realizado simultaneamente à folha de pagamentos de agosto (pago em setembro) e de novembro (pago em dezembro).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Então, é importante consultar informações atualizadas fornecidas pelo INSS para obter os detalhes específicos sobre o pagamento do 13º salário em 2023.
Como consultar o Meu INSS?
Autor(a):
Ionara Santna
Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: Ionara.santana@otvfoco.com.br