Confira se você está na lista dos segurados do INSS que não irão receber o 13° salário
Antes de mais nada, como é do conhecimento de todos, o 13° salário é pago anualmente pelo INSS, trazendo uma importante renda extra para seus segurados. Assim, o abono tem um papel fundamental na economia familiar de milhões de brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, é muito importante que todos saibam que existe uma lista de segurados da autarquia, que, infelizmente, não irão poder contar com o valor do décimo terceiro em sua conta. É importante, então, que você confira agora, se você está nesta lista.
O INSS oferece benefícios como aposentadoria, invalidez, pensão e auxílio-doença. Os benefícios são concedidos a indivíduos que contribuíram para o sistema previdenciário e atendem aos critérios de elegibilidade. Sobre o décimo, o pagamento é feito em duas parcelas, e é devido a todos os segurados que recebem benefícios previdenciários, desde que atendam aos requisitos estabelecidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sem mais delongas, vamos então direto ao ponto. O fato é que existem grupos de segurados do instituto que não receberão o 13º salário integralmente. O primeiro grupo é composto pelos beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada), que não têm direito ao décimo terceiro salário, apesar de receberem benefícios do INSS.
O segundo grupo é formado por segurados que tiveram a concessão da aposentadoria, pensão ou outro auxílio ao longo do ano. Esses segurados receberão o 13º salário proporcionalmente, de acordo com a quantidade de meses em que tiveram acesso ao benefício. Por exemplo, se a concessão ocorreu em março, o segurado receberá o 13º salário proporcional aos meses restantes do ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, é importante consultar informações atualizadas fornecidas pelo INSS para obter os detalhes específicos sobre o pagamento do 13º salário em 2024.
Qual é o calendário de pagamentos do décimo terceiro salário em 2024?
No Diário Oficial da União (DOU) foi publicado oficialmente o decreto 11.947 do governo federal. Este decreto autoriza a antecipação do pagamento do 13º salário aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2024. Confira o calendário:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem ganha até um salário mínimo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Final do NIS 1: Abril – 24/4 ; Maio – 24/5
- Final do NIS 2: Abril – 25/4 ; Maio – 27/5
- Final do NIS 3: Abril – 26/4 ; Maio – 28/5
- Final do NIS 4: Abril – 29/4 ; Maio – 29/5
- Final do NIS 5: Abril – 30/4 ; Maio – 31/5
- Final do NIS 6: Abril – 2/5 ; Maio – 3/6
- Final do NIS 7: Abril – 3/5 ; Maio – 4/6
- Final do NIS 8: Abril – 6/5 ; Maio – 5/6
- Final do NIS 9: Abril – 7/5 ; Maio – 6/6
- Final do NIS 0: Abril – 8/5 ; Maio – 7/6
Para quem recebe mais de um salário mínimo:
- Final do NIS 1 e 6: Abril – 2/5 ; Maio – 3/6
- Final do NIS 2 e 7: Abril – 3/5 ; Maio – 4/6
- Final do NIS 3 e 8: Abril – 6/5 ; Maio – 5/6
- Final do NIS 4 e 9: Abril – 7/5 ; Maio – 6/6
- Final do NIS 5 e 0: Abril – 8/5 ; Maio – 7/6.