CONFIRA!

Tudo sobre o 13° salário do INSS: Calendário de pagamentos, cálculo de parcelas e muito mais

13° salário do INSS: Calendário de pagamentos, cálculo e mais (Foto: Reprodução/ Internet)

13° salário do INSS: Calendário de pagamentos, cálculo e mais (Foto: Reprodução/ Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja todos os detalhes sobre a segunda leva do pagamento do 13° salário do INSS

O 13º salário do INSS, pago anualmente aos beneficiários do INSS, acabou sendo antecipado neste ano. O que fez com que aqueles que tiveram os benefícios concedidos após a antecipação, ficassem de fora.

No entanto, o INSS definiu que agora em novembro, todos aqueles que tiveram os benefícios previdenciários concedidos após o mês de junho, receberão o 13° salário proporcionalmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

13° salário do INSS

Agora em 2024, a primeira parcela do 13° salário começou a cair em abril, e isenta de descontos, sendo equivalente a 50% do valor mensal do benefício.

A segunda parcela, que começou a cair em maio, teve a aplicação de descontos de Imposto de Renda e INSS, o que resulta em um valor líquido menor do que o da primeira parcela.

13° salário do INSS (Foto: Internet)

Contudo, aqueles que vão receber agora em novembro, conforme apurado pelo TV FOCO, de acordo com o Governo Federal, irão receber o benefício em uma parcela única

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Calendário de pagamento

Vale destacar que, o pagamento do 13° salário será realizado junto a folha de pagamentos do mês de novembro, dessa forma, seguirá o calendário oficial do INSS. Veja:

Para os que recebem um salário mínimo:

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem recebe mais de um salário mínimo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como saber o valor da parcela?

Você deve pegar o valor total do seu benefício e dividir por 12. O produto dessa divisão, você multiplicará pela quantidade de meses que você terá abono do INSS este ano.

Supondo que você começou a receber em junho, você contará os meses de junho até dezembro. Ou seja, 7 meses. Então multiplique o resultado da divisão por 7.

No entanto, é importante que você confira no seu extrato se seu benefício contem descontos, dessa forma, você deverá subtrair o valor do desconto para saber exatamente o valor do seu abono.

Os descontos são os mesmos citados anteriormente, sendo de Imposto de Renda e a contribuição previdenciária (INSS) que variam conforme a faixa de renda do beneficiário.

13° salário do INSS (Reprodução: Internet)

Como consultar o pagamento?

Os aposentados e pensionistas podem verificar se estão incluídos na nova rodada de pagamento por meio dos seguintes canais:

Considerações finais

Em suma, o 13° salário do INSS será pago novamente em novembro. No entanto, esse valor é destinado SOMENTE ao beneficiários que tiveram os seus benefícios concedidos depois de junho.

Assim, o INSS assegura o direito do benefício a todos os segurados, incluindo no recebimento do benefício aqueles que começaram a receber após a antecipação em abril e maio.

Como solicitar aposentadoria no INSS?

Você deve reunir os seguintes documentos:

RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, extrato do FGTS, além disso, outros documentos específicos dependendo do tipo de aposentadoria que você está solicitando.

Assim, você pode entrar em contato com o INSS através do site ou aplicativo ‘Meu INSS‘ para realizar a sua solicitação de aposentadoria, em caso de dúvidas, entre em contato com a central no 135.

Aliás, veja também mais uma notícia sobre a aposentadoria especial do INSS CLICANDO AQUI.

Previdência Social do INSS (Reprodução/Foto: INSS/Divulgação)

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Sair da versão mobile