Globo confirmou por meio do seu site de notícias alguns esclarecimentos que começaram a partir de uma brincadeira na internet
Recentemente surgiram brincadeiras nas redes sociais envolvendo os trabalhadores no Brasil. Tudo começou porque as pessoas passaram a compartilhar alguns curiosos benefícios que recebem ao serem CLT em suas empresas.
Como alguns benefícios eram tão exorbitantes que pareciam fora da realidade, começaram a usar o termo ‘CLT Premium’ para esses cargos, em referência aos pacotes de assinatura que tem diversas plataformas desde o mais básico até o melhor, chamado de ‘premium’.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esses ‘CLT Premium’ recebem benefícios como: altos valores de VR, salários com bônus exorbitantes, dias de folga, home office integral entre outros benefícios que a grande maioria dos trabalhadores CLT desconhecem.
O G1 explica que no começo de julho o termo ‘clt premium’ teve crescimento de 100% nas pesquisas do Google Trend e eles explicam quais os motivos das pessoas se denominarem com esse termo.
Alguns benefícios:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Vale-refeição e alimentação com valores altos
- bonificação referente aos lucros obtidos pela empresa
- plano de saúde e academia de graça
Esses benefícios não são direitos trabalhistas, como no caso do auxílio- transporte, férias, 13º salário e Fundo de Garantia (FGTS). Sendo assim, as empresas não têm a obrigatoriedade de oferecê-los.
São mais formas de conseguirem beneficiar os trabalhadores, oferecendo bons benefícios para reter eles nos serviços. Nada mais justo na sociedade trabalhista de hoje em dia em que muitas empresas sequer assinam a carteira de trabalho.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
João Victor Paz, de 22 anos, é gerente de contas em uma instituição financeira no Rio Grande do Sul. O vídeo dele sobre “CLT premium” é um dos mais famosos da trend. A gravação atingiu quase 4 milhões de visualizações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Só com o vale-refeição, recebo o valor de quase dois salários mínimos. Também tenho direito a 14º e 15º salários”, afirma João Vitor Paz.
“O pessoal ainda está desacostumado e remete CLT a algo sofrido, que não dá frutos. Não é sempre assim, mas, para se ter um bom cargo, é preciso se aperfeiçoar”, diz o jovem.
Nos vídeos, os “CLT’s premium” ostentam os diferenciais que existem em suas empresas por meio de uma combinação de fotos em carrossel.
Boa parte dos conteúdos é publicada por jovens da “Gen Z” – grupo formado por pessoas nascidas entre os anos de 1995 e 2010.
A trend se tornou uma manifestação dos jovens sobre o quão relevante é ter os esforços recompensados, o que pode estimular as empresas a oferecerem melhores condições, afirma o especialista em gestão de pessoas Victor Martinez.
Por outro lado, esse tipo de conteúdo pode não ser tão saudável. Segundo o especialista, a ostentação de privilégios elitiza uma categoria de profissionais e pode ocasionar um sentimento de inferioridade para quem não usufrui das mesmas condições de trabalho.
Quem já participou, em contrapartida, defende que o viral tem ajudado as pessoas a enxergarem com mais otimismo os empregos assegurados pela CLT.
Isabela Dias de Oliveira, que trabalha em uma empresa de gestão para RH e setores financeiros, conta que participou da trend após assistir ao vídeo de outra usuária do TikTok.
Para ela, a missão do viral é oferecer um ponto de vista animador sobre a CLT.
“Influencers e coaches pregam que, para ter sucesso, dinheiro e liberdade, tem que ser o dono. Minha geração pensa assim, querendo resultados rápidos, e isso pode ter contribuído para esse desinteresse [no trabalho com carteira assinada]”.
O QUE É CLT?
Consolidação das Leis do Trabalho, ou CLT, é um tipo de contrato de trabalho que se baseia um conjunto de leis que regulamenta as relações de trabalhistas. Ela garante direitos como férias, salário, licenças, entre outros.