Com a chegada de um novo ano, aposentados já estão à espera do próximo pagamento do benefício, que deve seguir o mesmo cronograma de antecipação
Já viramos para 2025 e, agora, os auxiliados do INSS já aguardam pelo próximo 13º salário. No primeiro semestre do ano passado, uma longa lista de beneficiários recebeu a bonificação antecipada.
Desde 2020, quando o Brasil enfrentou a pandemia do coronavírus, o Governo Federal decidiu antecipar os valores, normalmente pagos em duas parcelas, com base no valor dos salários, entre maio e julho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A iniciativa surgiu ainda no comando de Jair Bolsonaro, na intenção de aliviar a crise das famílias na pandemia. Em 2024, no Governo Lula, as datas seguiram mantidas. Por isso, a expectativa é de que o poder público antecipe novamente o 13º salário dos aposentados e pensionistas.
Se assim for, os beneficiários terão o dinheiro extra logo no primeiro semestre. Em contrapartida, para aqueles que não receberam o acréscimo antecipado, uma segunda leva caiu entre novembro e dezembro. A lista incluiu os cidadãos que se aposentaram há pouco tempo, tendo o valor proporcional.
Afinal, o que aconteceu?
As datas oficiais ainda não foram divulgadas pelo Ministério da Previdência. Mas, se o calendário for mantido, o mesmo acontecerá este ano, já com o salário atualizado. Nas próximas semanas, o presidente Lula deve se pronunciar sobre o assunto que segue entre os mais importantes para o Governo Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, na Caixa Econômica Federal, é possível pegar o dinheiro antecipado. Na verdade, o banco faz um empréstimo, dentro de algumas condições, para que o dono da conta pague posteriormente, quando o valor, de fato, cair na conta. No entanto, o INSS segue sendo a instituição responsável pelo pagamento.
Conclusão
Contudo, o 13º não vale aos idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada. O pagamento é feito através do INSS, mas não é previdenciário. Ou seja, não depende de prévias contribuições. E, por isso, diferente do aposentados e pensionistas, não garante o acesso ao abono extra. Este ano, ainda surgirão as novas regras para a liberação do auxílio, válido aos mais velhos em situação vulnerável.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Veja ainda outras notícias sobre as aposentadorias e benefícios sociais!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE