A notícia sobre os pagamentos é de suma importância a milhares de beneficiários
Indiscutivelmente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um dos maiores e mais acompanhados órgãos do Governo Federal. A autarquia, vale lembrar, é responsável pelo pagamento da aposentadoria e outra gama de benefícios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E por falar no Instituto, 2 anúncios cruciais e IMPORTANTÍSSIMO aos aposentados antes de 2024, acaba de chegar. A notícia diz respeito ao saque do 13º concluído e verdade sobre 14º salário.
Sobre o pagamento do décimo terceiro salário, é válido frisar que o INSS concluiu os saques relativos aqueles que recebem benefícios maiores que o piso. O grande objetivo é garantir uma renda extra aos beneficiários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale frisar que, neste ano de 2023, o benefício foi pago em duas parcelas, que foram antecipadas para o primeiro semestre, assim como ocorreu nos últimos dois anos.
Dessa forma, os aposentados e pensionistas com benefícios de até um salário-mínimo, foram agraciados com a primeira parcela entre os dias (25) de maio e (07) de junho. Por sua vez, o depósito da segunda parcela começou no dia (26) de junho e foi até (07) de julho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, o saque do 13º salário foi concluído e os beneficiários do INSS tem motivos de sobra para comemorar, visto que ganharam um dinheiro extra no bolso logo cedo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, além do 13°, outro benefício que ganhou às mídias nos últimos tempos se trata do 14° salário do INSS. Muitos questionamentos e incertezas tem vindo à tona, mas o que todos de fato querem saber é: o salário vai realmente ser pago?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É verdade que o INSS vai pagar o décimo quarto salário?
Apesar dos inúmeros projetos, não há nenhuma confirmação de Orçamento para o 14º salário ser pago. Todavia, o debate segue sendo realizado no Congresso Nacional.
É válido dizer que o valor do benefício será realizado com base na quantia que ele já recebe pelo benefício previdenciário. Além disso, haverá o piso de um salário mínimo e um teto de dois salários mínimos, R$ 2.640.
Diante a incerteza e diversas especulações sobre o pagamento, representantes do INSS expuseram o tema e esclareceram a realidade do assunto.
- O debate sobre o pagamento do 14º salário existe desde 2020;
- Não há aprovação de nenhum projeto sobre o 14º salário até o momento;
- Todos os pagamentos realizados pelo
- INSS precisam estar previstos em lei e no orçamento do Instituto;
- Não há previsão de pagamentos extras aos segurados em 2023;
- O texto do benefício foi aprovado pela Comissão de Finanças em 2021 e pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados em 2022;
- A análise pela Comissão de Constituição e Justiça ainda é essencial;
- A pauta segue para o Senado Federal depois dessa análise e, se aprovada, será encaminhada para a sanção do Presidente Lula.