Antecipação do 13º salário gera euforia entre trabalhadores com anúncio da chegada de R$ 1.412 que promete aliviar as contas e proporcionar novas oportunidades de consumo
A antecipação do 13º salário tem gerado grande expectativa entre os trabalhadores. A medida promete trazer alívio financeiro em um momento em que muitos enfrentam desafios econômicos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a possibilidade de utilizar essa quantia para quitar dívidas ou investir em necessidades imediatas, o clima de festa se espalha à medida que os trabalhadores se preparam para receber essa injeção de recursos.
O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em finanças e das informações do portal FDR, detalha agora como antecipar o pagamento do 13º.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
13º salário
- O 13º salário é um direito trabalhista garantido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) no Brasil, pago anualmente aos trabalhadores formais.
- O valor corresponde a um doze avos da remuneração total recebida durante o ano, considerando salários, horas extras e comissões.
- O pagamento é dividido em duas parcelas: a primeira deve ser paga até 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro.
- Por fim , ele pode ser uma importante fonte de renda para as famílias, especialmente durante o período de festas, quando as despesas aumentam.
Antecipação
Os trabalhadores têm a oportunidade de solicitar a antecipação do 13º salário de maneira natural. Embora existam prazos estabelecidos que o empregador deve seguir para os depósitos, é possível solicitar o adiantamento desses períodos.
Você pode receber a primeira parcela juntamente com o pagamento das férias. Nesse caso, é necessário que o trabalhador solicite ao empregador que o depósito ocorra junto com a parcela das férias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No caso de demissão sem justa causa, o empregado, independentemente da data de sua saída, tem direito a receber o 13º salário de forma proporcional ao tempo trabalhado até a demissão. Além disso, o empregador pode optar por antecipar o 13º salário dos funcionários, caso deseje.
Opção garantida por lei
De acordo com as normas da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o empregador deve depositar a primeira parcela do 13º até o dia 30 de novembro, e o empregador deve realizar o pagamento da segunda parcela até o dia 20 de dezembro.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para solicitar a antecipação do 13º salário por meio do banco, o procedimento se assemelha a um empréstimo, onde o trabalhador pode receber o crédito e, posteriormente, quitar a quantia com a liberação do seu 13º salário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O banco irá calcular o valor que o trabalhador irá receber de 13º naquele ano, com base no seu salário, e disponibilizará uma quantia aproximada, aplicando a redução dos juros.
Como solicitar o 13º salário?
O trabalhador deve realizar o pedido de antecipação no banco onde já recebe seu salário. Para isso, é necessário seguir alguns passos: acessar o site ou o aplicativo do banco e fazer login.
Em seguida, você deve selecionar as opções ’13º salário’ e ‘Antecipação’ ou inserir essas palavras no campo de busca. Então simular o valor que você receberá e, finalmente, confirmar a antecipação.
O valor será transferido para a conta do trabalhador.
CONCLUSÕES FINAIS
A antecipação do 13º oferece uma alternativa viável para os trabalhadores que buscam maior flexibilidade financeira, especialmente em momentos de necessidade.
Por fim, com prazos claros e opções de solicitação, é importante que os empregados estejam cientes dos direitos que possuem.
Veja também matéria especial sobre 13º salário é liberado para lista de trabalhadores.