Verdade sobre a liberação do 13º salário ao Bolsa Família e BPC
É indiscutível que todo mundo fica ansioso e animado para receber o 13° salário no fim do ano, desde trabalhadores a aposentados. Neste sentido, dessa vez hoje vamos falar sobre anúncios com verdade sobre a liberação 13º salário ao Bolsa Família e BPC. As informações são do portal ‘E Investidor’.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, quem recebe auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão, tem direito ao 13º salário. Esses benefícios são previdenciários, ou seja, são pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aos trabalhadores que já contribuíram para a Previdência Social.
Já benefícios como o BPC e o Bolsa Família não garantem direito ao recebimento do 13º salário, pois são benefícios assistenciais sociais. Dessa forma, o governo de Lula não confirmou nenhuma liberação sobre esse pagamento, cravando que os 2 benefícios não serão contemplados com o abono natalino ao final do ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a fonte, apenas uma única vez o pagamento do 13º salário do Bolsa Família foi feito. Em 2019, cumprindo uma promessa de campanha, o então presidente Jair Bolsonaro aprovou a distribuição de uma parcela extra do benefício. Que para o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias não passou de uma estratégia eleitoreira do ex-presidente
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que dizem sobre a liberação do 13° para os benefícios?
“Tivemos um momento (durante o qual o 13º foi pago) muito mais pensando em estratégia eleitoral. Mesmo assim, em um ano apenas, 2019, em que se teve o pagamento extra. A partir daí, não teve mais. Isso mostra que era um ponto fora da linha, que o próprio governo anterior deve ter avaliado e visto que era um equívoco”, afirmou Dias na época ao Estadão/Broadcast.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova lei chega com isenção do IPVA milhares de donos de carros da Fiat, Volks e Chevrolet em 2025
● R$ 1,7BI e falência: Banco Central confirma ADEUS de 2 bancos tão populares quanto Santander e Caixa
● Beneficiários do Bolsa Família comemoram presente de NATAL com duas parcelas de R$ 600 até 24/12
Em entrevista coletiva realizada em março de 2023, Letícia Bartholo, secretária de avaliação de gestão da informação e Cadastro Único, também explicou por que o pagamento do 13º não ocorrerá este ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Na verdade, o 13º só foi pago em um ano, muito mais como uma promessa de campanha. O Bolsa Família, conceitualmente, é um programa assistencial, de complemento à renda de trabalho. Conceitualmente, não se adequa à vinculação com o 13º salário”, disse a secretária.