Atenção beneficiários do INSS: Pagamento do 13° salário à vista e você precisa acompanhar as datas do repasse
Uma notícia aguardada por milhões de aposentados e pensionistas promete movimentar o primeiro semestre de 2025, envolvendo o 13° salário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O pagamento tão esperado pelos segurados, já tem suas datas previstas e os trabalhadores estão animados, conforme apurado pelo time de especialistas previdenciários do TV Foco.
Mas, afinal, quais são as novidades? Quem tem direito e quando será possível sacar o benefício? Continue lendo para conferir todas as informações, anunciadas no portal meutudo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é o 13º salário do INSS?
O 13º salário do INSS é um direito garantido por lei aos aposentados, pensionistas e segurados de benefícios como auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão.
Em suma, ele funciona como um salário extra anual e é pago em duas parcelas. O valor é proporcional ao período em que o beneficiário recebeu o benefício ao longo do ano. Por exemplo:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Quem recebeu o benefício durante todo o ano terá direito ao valor integral.
- Quem começou a receber recentemente receberá um valor proporcional ao tempo de benefício.
Nos últimos anos, o pagamento do 13º foi antecipado para o primeiro semestre, em um movimento iniciado durante a pandemia para aliviar os impactos econômicos.
Em 2025, a prática de antecipação deve continuar, com os depósitos ocorrendo entre abril e junho. Aliás, vale destacar que valores podem ultrapassar R$1,5 mil, dependendo do benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando o 13º será pago em 2025?
O pagamento do 13º salário em 2025, caso seja antecipado, seguirá o cronograma de 2024, com a primeira parcela prevista para ser paga entre abril e maio e a segunda parcela entre maio e junho.
Em suma, o calendário varia de acordo com o número final do benefício (NB), antes do traço, e há diferenças para quem recebe até um salário mínimo e aqueles com valores superiores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeiramente, para quem recebe até um salário mínimo:
- Primeira parcela: De 24 de abril a 8 de maio.
- Segunda parcela: De 24 de maio a 7 de junho.
Em seguida, para quem recebe acima de um salário mínimo, as datas são:
- Primeira parcela: de 2 a 8 de maio.
- Segunda parcela: de 3 a 7 de junho.
Como consultar o 13º salário?
Resumidamente, os beneficiários podem acompanhar as informações sobre o 13º salário pelo portal Meu INSS (site ou aplicativo).
Assim, basta acessar a opção “Extrato de pagamento” para verificar as datas e valores previstos.
Conclusão
Acima de tudo, a antecipação do 13º salário do INSS para o primeiro semestre de 2025 faz parte de uma estratégia de oferecer suporte financeiro aos beneficiários em um momento mais cedo do ano.
Apesar do INSS ainda não ter divulgado o calendário oficial, aposentados e pensionistas aguardam com expectativa a confirmação para organizar melhor e planejar o uso do benefício extra.
Por fim, se você é beneficiário do INSS, fique atento às datas do seu número final de benefício para garantir o saque do valor esperado!
Além disso, confira: “Globo confirma maior vitória do INSS aos aposentados”