O barramento do benefício tradicional dos trabalhadores caiu como uma bomba
É indiscutível que, um assunto que sempre agrada a todos os públicos se trata de dinheiro. Inclusive, um pagamento extra que todos os trabalhadores aguardam ansiosamente é o 13° salário.
O benefício se trata de uma bonificação equivalente a um mês de salário líquido pago ao colaborador, proporcionalmente aos meses de trabalho naquele ano, descontando Imposto de Renda e INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todavia, uma notícia preocupante sobre o pagamento do 13º salário caiu como uma bomba para milhares de trabalhadores. Segundo o portal ‘Itatiaia’, municípios mineiros, principalmente os com população menor que 5 mil habitantes, passam por uma crise financeira e podem ter dificuldade de pagar o benefício no final de 2023.
Vale lembrar que, o alerta de possível barramento do 13° salário é do presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinícius Bizarro. O mesmo afirma que a queda nos repasses tem gerado insegurança nos cofres municipais.
“Hoje, 51% dos municípios de MG já estão com algum tipo de dificuldade. Desde o pagamento da folha, como o atraso para pagar fornecedores. Com essa situação, chegará um ponto que vai ter que escolher se paga a folha ou os fornecedores.”, explica o presidente da Associação Mineira de Municípios, Marcos Vinícius Bizarro
“Já estamos tendo, não só o 13º, mas o pagamento mensal. Já temos prefeituras parcelando suas folhas”, completou ele.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O 13° salário vai acabar?
Segundo a Associação Mineira de Municípios, caso nada seja feito para mudar o atual cenário, os municípios de Minas Gerais podem lidar com um colapso financeiro em maio de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No presente ano, por sua vez, muitas cidades estão com dificuldades para pagar o 13º salário dos servidores públicos e para manter em dia os salários mensais. Maioria das prefeituras só não chegou a um ponto crítico ainda devido o fato de estarem retirando recursos de outras áreas para manter os pagamentos.
Todavia, apesar do risco, medidas estão sendo tomadas para a difícil situação ser sanada e o benefício amado por todos os trabalhadores não correr o risco de ser extinto.