INSS libera os valores do 13º salário à lista de aposentados; Saiba quais são os 3 passos para acessar as informações
E uma lista de aposentados e pensionistas se surpreendem com uma nova liberação do 13º salário neste ano de 2024, cujo valor já está na conta de milhares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal JF, o INSS divulgou o calendário oficial dos pagamentos oficiais do 13º salário, cujos quais chegam voando aos idosos 60+.
No entanto, essa é a segunda liberação que a autarquia faz esse ano, uma vez que a mesma já havia liberado uma antecipação logo no primeiro semestre, como podem ver por aqui*
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Liberação:
O portal mencionado informou que realizarão os pagamentos entre 25 de novembro e 6 de dezembro de 2024, conforme o número final do benefício.
A liberação chega como alento, uma vez que os beneficiários conseguem planejar melhor suas finanças para o fim do ano; Veja abaixo quem tem direito:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Aposentadoria
- Pensão por Morte
- Auxílio por Incapacidade Temporária
- Auxílio-Reclusão
- Auxílio-Acidente
MAS ATENÇÃO: O BPC não recebe pois ele é classificado como um auxílio assistencial e não como um salário propriamente dito, como podem ver por aqui*
Quais os passos para saber se o 13º do INSS foi liberado?
Primeiramente, para saber se o 13º do INSS foi liberado, datas de pagamento e outras informações, é preciso saber o nº do benefício seguindo 3 passos:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Verifique a carta de concessão do benefício
- Consulte o cartão de pagamento mensal
- Confira o extrato de pagamentos do INSS
No entanto é possível obter a informação:
- Ligando para o 135;
- Se dirigindo a uma agência da Previdência Social.
Conforme exposto pelo portal, esse número é crucial para a correta administração dos pagamentos.
Como é o cálculo do 13º salário do INSS?
- O 13º salário é influenciado diretamente pelo valor do salário mínimo, que em 2024 está fixado em R$ 1.412,00.
- O teto de pagamento do INSS é de R$ 7.786,02, conforme a Portaria Interministerial MTP/ME Nº 26 de 10 de janeiro de 2024.
Para calcular o 13º salário, divida o salário bruto por 12, multiplique o resultado pelo número de meses trabalhados no ano e divida o total em duas parcelas:
- A primeira, paga até 30/11, é o valor sem descontos;
- A segunda, paga até 20/12, é o restante com descontos (INSS, IR etc)
MAS ATENÇÃO! As regras para o cálculo do 13º salário podem variar de acordo com a legislação trabalhista. Para se assegurar que seus direitos estão sendo respeitados, consulte um advogado trabalhista ou o sindicato da sua categoria.
Conclusão final:
Em suma, o 13º salário é um direito tanto de trabalhadores como dos aposentados do INSS e garante o recebimento de uma remuneração extra equivalente a um salário por ano em prol de auxiliar os mesmos com as contas do fim de ano.