Novo documento obrigatório, fim do RG e 4 grandes mudanças
Com a chegada do novo documento que veio para substituir o RG comum, novas mudanças também o acompanham, inclusive, o próxima carteira de identificação já sendo emitida obrigatoriamente em 14 estados brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, para aqueles que não sabem, o novo documento é chamado de Identidade Nacional (CIN) e já está revolucionando a forma como nos identificamos por todo território nacional. E a lista de estados que passarão a emitir a partir de janeiro de 2024 só aumenta.
Uma das grande mudanças que o CIN tem, é a unificação com o CPF. Agora, o documento do CPF é o número único na carteira de identidade, para que diminua as chances de fraudes. Assim como, a inclusão de um QR Code, que serve para autenticidade que pode ser verificada facilmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, tem padrão Internacional MRZ, que permite o uso da carteira como documento de viagem. E para a surpresa e alegria de muitos, não possui custos para Primeira Via, já que a emissão da primeira via é gratuita.
De acordo com o portal Informe Brasil, para solicitar o novo RG, basta ir ao órgão emissor de sua cidade com a certidão de nascimento ou casamento. As secretarias de Segurança Pública dos estados são responsáveis pela emissão. O processo é simples e acessível a todos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que o CIN é obrigatório, com as antigas carteiras de identidade válidas até 28 de fevereiro de 2032. Contudo, é importante regularizar e atualizar o CPF para emissão. Isso pode ser feito facilmente no site da Receita Federal.
Quais são os estados que estão emitindo o novo documento?
- Acre
- Alagoas
- Amazonas
- Goiás
- Mato Grosso
- Minas Gerais
- Pernambuco
- Piauí
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Paraná
- Distrito Federal
- Rondônia
Quais são os estado que passarão a emitir o novo RG em 2024?
- Amapá
- Bahia
- Ceará
- Espírito Santo
- Maranhão
- Mato Grosso do Sul
- Pará, Paraíba
- Rio Grande do Norte
- Roraima
- Sergipe
- Tocantins
- São Paulo