Bolsa Família indica 1,4 milhão de cidadãos ficaram sem o benefício
Notícia acaba de ser divulgada referente ao pagamento deste último mês de maio feito pelo Governo Federal, através do programa social, Bolsa Família, indicando que 1.459.762 pessoas tiveram seus benefícios cancelados, suspensos ou bloqueados, devido a erros nos cadastros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, os erros mais comuns entre o ocorrido, foram apontados pela Averiguação Cadastral, iniciada em março, como divergências sobre a composição familiar e o rendimento declarado. A verificação dos beneficiários é realizado pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), com o objetivo de evitar fraudes.
Portanto, entre as famílias que não receberam o benefício neste mês, 988.208 delas tiveram o pagamento bloqueado, medida que afetou o maior número de cidadãos, aplicada em duas situações, na ocorrência da morte de um dos membros familiar, ou após a identificação de inconsistências relacionadas à composição familiar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aqueles que desejam desbloquear, estão sujeitos a a atualização cadastral, que passará por um processo de nova avaliação sobre o preenchimento dos requisitos do Bolsa Família.
Já no caso das famílias que tiveram o benefício suspenso, aproximadamente 280.579, foram suspensas por receberem mais de um auxílio ao mesmo tempo, como o Bolsa Família e o Seguro Defeso, que é pago para pescadores artesanais, porém, a suspensão é válida durante todo o período em que o pescador estiver recendo outro auxílio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, os benefícios cancelados, que atingiram 181.875 famílias neste último mês, foi devido há divergência entre o rendimento familiar declarado no Cadastro Único e as informações encontradas em outras bases de dados do governo.
O que acontecerá com essas famílias?
Os cidadãos vítimas de pagamentos interrompidos podem correr o risco de serem desligados do PBF, caso não regularizem o registro de suas informações. As irregularidades identificadas na Averiguação Cadastral de Renda, só serão reformuladas após o cadastro atualizado, possibilitando o pagamento do Bolsa Família.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE