A novidade para aposentados e pensionistas do INSS sobre o 14° salário que você precisa saber
Aposentados e pensionistas do INSS, aguardam ansiosamente o pagamento do 14° salário. Existe a estimativa que o dinheiro seja depositado nas contas de milhões brasileiros.
Desde 2020, está em trâmite na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei para o pagamento de um 14º salário aos segurados. A proposta é de um pagamento extra aos beneficiários que recebem até dois salários mínimos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Calcula-se que cerca de 31 milhões de brasileiros devem receber a parcela extra do salário com valores que podem variar. O beneficiado que recebe um salário mínimo do INSS, deve receber um 14° salário com o mesmo montante.
Todavia, o aposentado ou pensionista que ganha mais que um salário mínimo, receberá um 14° salário equivalente a um salário mínimo mais uma parcela proporcional à diferença entre o salário mínimo e o teto do INSS, que é de R$ 7.087,22.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando será pago o 14° salário?
A expectativa era que o 14° salário tivesse sido pago em dezembro de 2020, em duas parcelas, assim como o 13°. Porém, as datas de pagamento só devem ser divulgadas depois da sanção do Presidente, e nenhum dos dois Projetos de Lei foram apreciados ainda.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar dos projetos já estarem no Plenário e na Câmera dos Deputados, tudo indica que o 14º ainda não será pago neste ano de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, o PL quase chegou a ser aprovado em 2022. No entanto, o presidente da casa, Arthur Lira, retirou a proposta de pauta, e passou o documento para a avaliação de uma comissão especial. Entretanto, a decisão acabou zerou todo processo de tramitação.