Declaração a respeito do 14ºsalário pelo INSS, cai como uma bomba e você precisa saber a VERDADE
Nos últimos dias o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) deu inicio ao pagamento da última parcela do 13° salário de seus aposentados e pensionistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, logo em seguida ao encerramento do calendário, surgiram alguns burburinhos de que o INSS iria efetuar ainda o pagamento 14º salário, que inclusive, foi muito esperado pela maioria.
Porém, mesmo deslumbrando o “melhor dos mundos”, essa declaração infelizmente É FALSA! o que caiu como uma bomba para a maioria dos aposentados.
Entendendo a situação
Durante a pandemia, de fato, houve um Projeto de Lei (PL) que instituía esse pagamento, MEDIANTE APROVAÇÃO. No entanto, essa era apenas uma medida emergencial proposta por conta da crise no período.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal O Globo, naquela época, houve diversos obstáculos ao longo da tramitação da proposta, bem como a ausência de apoio político.
João Adolfo de Souza, proprietário da João Financeira, um portal de notícias focado em informações para beneficiários do INSS declarou:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O projeto do 14º salário é uma boa ideia, mas infelizmente depende das forças políticas. Precisamos que o governo, os deputados e os senadores olhem para os aposentados, que não recebem uma ajuda extra desde o início da pandemia de covid-19”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fora isso, existia uma indefinição quanto a fonte de recursos necessários para cobrir as despesas. Com isso, essa PL NÃO FOI APROVADA!
Inclusive, essa propagação de boatos a respeito do 14º salário acabou contribuindo para muitos golpes relacionados a esse tema. Os golpistas se aproveitam da expectativa e do desejo das pessoas de receberem um benefício adicional para aplicar suas fraudes e enganar as vítimas.
Um dos golpes mais frequentes envolve o envio de mensagens, por meio de aplicativos, redes sociais ou e-mails, prometendo o pagamento antecipado do 14º salário.
Essas mensagens costumam solicitar informações pessoais, como número de CPF, dados bancários e senhas, com a justificativa de que são necessárias para realizar um cadastro e garantir o recebimento do benefício.
Qual a consequência da vítima após cair no golpe do 14 salário?
Após fornecer essas informações, as vítimas acabam caindo em uma armadilha, permitindo que os golpistas acessem suas contas bancárias e realizem transações fraudulentas.
É importante ressaltar que o INSS JAMAIS SOLICITA informações pessoais ou cobra taxas para o pagamento de nenhum benefício, muito menos do 14º salário VISTO QUE ELE NEM EXISTE!
Portanto, desconfie de mensagens não solicitadas que prometem a bonificação. NUNCA compartilhe informações pessoais outros dados sensíveis por meio de mensagens não verificadas ou suspeitas.