ALERTA

14º salário do INSS: Anúncio do Senado chega voando a aposentados em 2024

02/10/2024 às 0h39

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Aposentados do INSS (Foto: Reprodução / Jornal JF / Senado)

Anúncio do Senado chega voando a aposentados

Anúncio do 14º salário do INSS é divulgado e aposentados respiram aliviados. Afinal agora uma decisão mais ampla foi anunciada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, a ideia de liberar o 14º salário do INSS foi em 2020 quando começou a pandemia através do Projeto de Lei nº 4.367/2020.

Esse Projeto prevê o pagamento de abono extra para 2020 e 2021, beneficiando os aposentados e pensionistas.

Ele tem autoria do Senador Pompeo de Mattos e também consta no Projeto de Lei nº 3.657/2020, de autoria do Senador Paulo Paim.

Portanto, em junho de 2022, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), retirou da pauta de decisões a apreciação do texto, designando nova análise em Comissão Especial da Câmara.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, em 2023 ainda se aguardavam sinais de avanço na aprovação do Projeto. Ele não foi votado e em maio do ano passado foi arquivado.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
14º salário do INSS (Foto: Reprodução / Canva)

QUAL SERIA O IMPACTO DESSE DINHEIRO EXTRA PAGO PELO INSS?

Portanto, não está mais em análise de acordo com informações do portal Senado.

Existe proposta idêntica na Câmara dos Deputados (PL 4367/2020). Porém, ainda não está aprovada.

Contudo, o que vai acontecer depois que deputados e senadores votarem a matéria legislativa.

O 14º salário ajudará a diminuir o impacto negativo na situação financeira das famílias aposentadas que, durante a pandemia, deixaram de fazer as consultas de rotina por medo do contágio e acabaram prejudicando ainda mais a saúde e tendo mais gastos com medicamentos.

Além disso, o auxílio também impactará na economia, ajudando a minimizar os prejuízos financeiros que a pandemia provocou no país.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
14º Salário (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

14º SALÁRIO DO INSS SERÁ PAGO EM 2024?

O 14º salário ajudaria a diminuir o impacto negativo na situação financeira das famílias aposentadas que, durante a pandemia, deixaram de fazer as consultas de rotina por medo do contágio e acabaram prejudicando ainda mais a saúde e tendo mais gastos com medicamentos.

Essa ausência do 14º salário representa mais do que uma decepção legislativa; ela tem implicações econômicas e sociais profundas.

Mesmo porque muitos segurados contavam com esse pagamento para lidar com despesas e custos de vida, que apesar de uma leve melhora, ainda são altos.

Diante deste cenário, resta aos beneficiários do INSS e aos defensores da proposta continuarem pressionando por mudanças e mantendo a esperança de que futuras iniciativas legislativas possam eventualmente levar à aprovação do 14º salário ainda neste ano de 2024.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A ideia de liberar o 14º salário do INSS foi em 2020 quando começou a pandemia através do Projeto de Lei nº 4.367/2020 (arquivado).

Existe proposta na Câmara dos Deputados (PL 4367/2020). Caso aprovado, o 14º salário ajudará a diminuir o impacto negativo na situação financeira das famílias aposentadas.

14º Salário
INSS
INSS aposentados
INSS notícias

Autor(a):

Sou bacharel em Teatro e Jornalismo e pós-graduado em Cinema e Audiovisual. Completamente apaixonado por comunicação, já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como apresentador do TV Foco no YouTube. Contato: diego.laureano@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.