Anúncio do Senado chega voando a aposentados
Anúncio do 14º salário do INSS é divulgado e aposentados respiram aliviados. Afinal agora uma decisão mais ampla foi anunciada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, a ideia de liberar o 14º salário do INSS foi em 2020 quando começou a pandemia através do Projeto de Lei nº 4.367/2020.
Esse Projeto prevê o pagamento de abono extra para 2020 e 2021, beneficiando os aposentados e pensionistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele tem autoria do Senador Pompeo de Mattos e também consta no Projeto de Lei nº 3.657/2020, de autoria do Senador Paulo Paim.
Portanto, em junho de 2022, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), retirou da pauta de decisões a apreciação do texto, designando nova análise em Comissão Especial da Câmara.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, em 2023 ainda se aguardavam sinais de avanço na aprovação do Projeto. Ele não foi votado e em maio do ano passado foi arquivado.
QUAL SERIA O IMPACTO DESSE DINHEIRO EXTRA PAGO PELO INSS?
Portanto, não está mais em análise de acordo com informações do portal Senado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Existe proposta idêntica na Câmara dos Deputados (PL 4367/2020). Porém, ainda não está aprovada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, o que vai acontecer depois que deputados e senadores votarem a matéria legislativa.
O 14º salário ajudará a diminuir o impacto negativo na situação financeira das famílias aposentadas que, durante a pandemia, deixaram de fazer as consultas de rotina por medo do contágio e acabaram prejudicando ainda mais a saúde e tendo mais gastos com medicamentos.
Além disso, o auxílio também impactará na economia, ajudando a minimizar os prejuízos financeiros que a pandemia provocou no país.
14º SALÁRIO DO INSS SERÁ PAGO EM 2024?
O 14º salário ajudaria a diminuir o impacto negativo na situação financeira das famílias aposentadas que, durante a pandemia, deixaram de fazer as consultas de rotina por medo do contágio e acabaram prejudicando ainda mais a saúde e tendo mais gastos com medicamentos.
Essa ausência do 14º salário representa mais do que uma decepção legislativa; ela tem implicações econômicas e sociais profundas.
Mesmo porque muitos segurados contavam com esse pagamento para lidar com despesas e custos de vida, que apesar de uma leve melhora, ainda são altos.
Diante deste cenário, resta aos beneficiários do INSS e aos defensores da proposta continuarem pressionando por mudanças e mantendo a esperança de que futuras iniciativas legislativas possam eventualmente levar à aprovação do 14º salário ainda neste ano de 2024.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A ideia de liberar o 14º salário do INSS foi em 2020 quando começou a pandemia através do Projeto de Lei nº 4.367/2020 (arquivado).
Existe proposta na Câmara dos Deputados (PL 4367/2020). Caso aprovado, o 14º salário ajudará a diminuir o impacto negativo na situação financeira das famílias aposentadas.