O 14° salário do INSS teve novas informações divulgadas sobre a confirmação do pagamento e atualizações sobre a situação do abono. Abaixo, confira tudo sobre o benefício mais esperado dos últimos anos
O pagamento do 14° salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem gerado grandes expectativas entre os segurados da Previdência Social e aposentados. No entanto, uma enxurrada de notícias distorcendo fatos sobre o abono tem surgido na internet e causando diversas dúvidas entre os brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, o 14° salário, previsto pelo Projeto de Lei 4367/2020, autoria do deputado Pompeo de Mattos, foi idealizado para fornecer um abono extra aos aposentados e pensionistas do INSS, uma medida emergencial criada durante a pandemia de Covid-19 para apoiar financeiramente esses beneficiários que receberam de forma antecipada o 13°.
Segundo o exposto por Mattos em sua justificativa ao PL, o adiantamento do 13° salário em 2020, teve um grande impacto social, isso porque naquele período da pandemia, muitas famílias recorreram ao pagamento para se manterem. No entanto, no final do ano, o montante fez falta, isso porque muitos não tiveram poder financeiro logo quando o país estava retomando a economia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o site do Senado, o PL 4367/2020 ainda precisa ser votado na Câmara e Senado para virar lei. Desmentindo as notícias de que o pagamento estaria perto de ser liberado. A Casa Legislativa já esclareceu que não há atualmente uma proposta legislativa semelhante em andamento, assim, desmentindo boatos de que uma votação estaria para acontecer.
Vale dizer que, as especulações sobre o pagamento do 14º salário em 2023 e 2024 ganharam força nas redes sociais, mas é importante destacar que até o momento não houve aprovação definitiva. Recentemente, o Senado chegou a emitir uma nota falando sobre a insistência de qualquer proposta do tipo, e que a única em trâmite, ainda não vale como lei.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, segundo o jornalista Arlel França, do portal ‘FDR’, as informações de que os valores que seriam pagos pelo 14° já foram definidos também são falsas, não existindo nenhuma pré-definição no texto do PL. O Projeto de Lei, caso seja aprovado, ainda passará por processos legislativos que incluem discussões e possíveis modificações antes de se tornar uma realidade.
Como consultar o extrato do INSS?
Para consultar o extrato do INSS, os beneficiários deverão acessar o aplicativo ou o site ‘Meu INSS’, utilizando a conta Gov.br para login. No portal do órgão, é possível ver o extrato de pagamento, valores a serem recebidos, datas de pagamento, além de agendar ou remarcar perícias, entre outros serviços.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE