Um 14° está sendo liberado nos bancos e beneficiários já podem comemorar
O ano de 2024, sem sombra de dúvidas, chegou com tudo para todos, cheio de novidades e ótimas notícias. Nesse sentido, hoje vamos falar de uma excelente novidade que recentemente caiu como um presente no colo dos brasileiros. Trata-se da liberação nos bancos do pagamento de um 14° salário para os brasileiros, além disso, falaremos de suas regras e valores atualizados para este ano.
Um assunto que tem dado o que falar nos últimos anos é sobre o pagamento de um 14° salário. Para quem não sabe, o assunto surgiu ainda em 2020, quando o Deputado Pompeo de Mattos propôs o Projeito de Lei que ajudaria os aposentados e pensionistas do INSS a suprirem as suas necessidades e perdas financeiras durante a pandemia do Covid-19. Entretanto, o abono que vamos falar não tem relação com esse PL.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ‘benefício’ que falaremos hoje foi apelidado de ’14° salário do INSS’, e ele está sendo antecipado pela maioria dos bancos aos aposentados e pensionistas. Entretanto, apesar de ser uma oferta tentadora, os beneficiários precisam estar em alerta. Isso porque que o abono que está sendo pago se trata de um empréstimo e muitos não fazem ideia desse detalhe.
14° salário nos bancos
As informações são do portal ‘Correio de Minas’, que ainda destaca que esse empréstimo liberado pelos bancos possui uma taxa de juros elevadíssima, podendo causar o endividamento dos aposentados e pensionistas. Dessa forma, é muito importante avaliar a necessidade de fazer essa ‘antecipação’ do ’14° salário’.
É importante levar em consideração que, os aposentados e pensionistas do INSS pagarão menos nas futuras operações de crédito consignado, graças uma nova lei que entrou em vigor. Acontece que o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou o novo limite de juros de 1,76% ao mês para essas operações. Com teto de 0,04 ponto percentual menor que o antigo limite, de 1,80% mensais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando vai sair o 14° salário do INSS?
Infelizmente ainda não existe uma previsão para a aprovação do Projeto de Lei que trata a liberação de um 14° salário aos aposentados em pensionistas, visto que o PL se encontra em tramitação e a última alteração foi em 2022. Dessa forma, não há como definir uma data para a sua aprovação, tal como para o pagamento.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE